Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorDutra, Renato Luís de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2009-09-16T04:17:45Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17253pt_BR
dc.description.abstractA avaliação formativa, apesar de ter sido inicialmente pensada por Scriven há mais de 30 anos, e ser discutida por diversos autores nas últimas décadas, ainda é pouco utilizada, tanto nos cursos presenciais como a distância. Somente nos últimos anos, com a adoção de ciclos de aprendizagem, a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem e com o crescimento dos cursos a distância, essa abordagem de avaliação começou a ganhar mais importância. Na Educação a Distância, a avaliação formativa tem se mostrado uma excelente alternativa, por propiciar aos professores um acompanhamento mais próximo e mais individualizado de seus alunos e por permitir que professores e alunos regulem o processo de ensino-aprendizagem. Independente do processo avaliativo, o desenvolvimento de conteúdos digitais educacionais na forma de objetos de aprendizagem tem sido uma solução crescente na EAD. Para tanto, modelos de portabilidade e interoperabilidade, como o SCORM, proporcionaram uma grande evolução em termos de reusabilidade, portabilidade e interoperabilidade e, aliados à utilização de licenças que permitam a livre utilização, distribuição e modificação, possibilitam ao ambiente acadêmico facilmente intercambiar objetos de aprendizagem, independente de plataforma de hardware e software. Dessa forma, o desenvolvimento de objetos de aprendizagem, largamente utilizados na EAD, deveria levar em consideração o processo de avaliação formativa. Com base nessas constatações, a presente pesquisa buscou identificar quais critérios deveriam ser levados em consideração para o encapsulamento e a utilização de Objetos de Aprendizagem Abertos SCORM em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, a fim de apoiar o processo de avaliação formativa.pt_BR
dc.description.abstractFormative evaluation is still little employed in both face-to-face and distance learning courses, although it has been first studied by Scriven over thirty years ago and has been discussed by various authors in the last few decades. Only recently has this evaluation approach started to gain importance, with the adoption of learning cycles, a mounting concern over the teaching-learning process, and an increase in distance learning courses. In distance learning, formative evaluation has proved to be an excellent alternative, since it provides teachers a closer and more individualized observation of their students and for allowing both the former and the latter to adjust the teaching-learning process. Regardless of the evaluation process, the development of educational digital contents in the form of learning objects has increasingly presented itself as a solution in distance learning. For this purpose, portability and interoperability models such as SCORM have provided a great advancement in terms of reusability, portability and interoperability, which, combined with licenses that enable free use, distribution and modification, allow the Academia to easily interchange learning objects irrespective of hardware and software platforms. Therefore, the development of learning objects, largely used in distance learning, should take into account the formative evaluation process. Based on such findings, the present research aims to identify which criteria should be considered in the information hiding of SCORM Open Learning Objects in Virtual Learning Environments, in order to support the formative evaluation process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormative evaluationen
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectSCORMen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectLearning objectsen
dc.titleEncapsulamento e utilização de objetos de aprendizagem abertos SCORM para ensejar a avaliação formativapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.identifier.nrb000713725pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples