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dc.contributor.authorMontanari, Tatianapt_BR
dc.contributor.authorBorges, Eliane de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorPescke, Ismael Krügerpt_BR
dc.date.accessioned2018-02-20T02:25:36Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172636pt_BR
dc.description.abstractA criação do Museu virtual do corpo humano visa promover de forma dinâmica a compreensão dos constituintes do corpo humano e de seu desenvolvimento. Espera-se que o aluno-internauta se familiarize com conceitos da área morfológica; estruture de forma correta o pensamento sobre o todo e as partes no que se refere à organização do corpo humano. O ambiente virtual de aprendizagem foi publicado na página institucional: http://www.ufrgs.br/museuvirtual. A navegação foi construída com o programa Adobe Dreamweaver. As exposições Conhecendo a célula, Conhecendo o corpo humano e O Surgimento da vida consistem de vídeos com imagens de células, tecidos e órgãos, obtidas em microscopia de luz e eletrônica e animações sobre os sistemas, confeccionadas com o Adobe Illustrator. Além do acervo permanente, foi proposto um espaço virtual para divulgação de trabalhos de interesse clínico na área morfológica. No Espaço kids, há jogos sobre o corpo humano criados com o software Adobe Captivate. Com uma proposta lúdica, mas com informação qualificada, espera-se contribuir para a qualificação do ensino das Ciências Morfológicas.pt_BR
dc.description.abstractThe creation of the Virtual museum of the human body aims promoting the comprehension of the human body's constituents and of its development; the familiarization with concepts of the morphological area and the structuring of thought about the whole and the parts in what concerns the organization of the human body. The virtual learning environment was published in the institutional page: http://www.ufrgs.br/museuvirtual. Web browsing was made with Adobe Dreamweaver software. At the Knowing the cell, Knowing the human body and Emergence of life expositions there are videos with images of cells, tissues and organs, obtained by light and electron microscopy and animations about the systems made by Adobe Illustrator. Besides permanent expositions there is a virtual space for exhibiting research of clinic interest on morphological field. At Kids space there are games about the human body, created by Adobe Captivate software. Because playful character and qualified information of this virtual resource, we aim contributing to improve Morphological teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectHistologyen
dc.subjectEmbryologyen
dc.subjectEmbriologiapt_BR
dc.subjectHuman bodyen
dc.subjectHistologiapt_BR
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectCélulaspt_BR
dc.subjectElearningen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.titleMuseu virtual do corpo humano : ludicidade no ensino de Ciências Morfológicaspt_BR
dc.title.alternativeVirtual museum of the human body : playfulness in the teaching of Morphological Sciencesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001059528pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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