Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Suzane Weber dapt_BR
dc.contributor.authorMoojen, Alexandra de Castilhospt_BR
dc.date.accessioned2018-02-27T02:24:30Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172972pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga os caminhos trilhados para a criação em dança a partir da prática somática. O objetivo central é criar uma performance artística embasada no pensamento somático sobre o corpo, realizada junto a um grupo de estudos, formado especialmente para esta investigação. Por práticas somáticas compreendem-se os trabalhos corporais que entendem o corpo na sua totalidade, articulando o domínio sensorial, cognitivo, motor e afetivo do sujeito (FORTIN, 1998). Essas abordagens estão circunscritas ao campo da Educação Somática (E.S), termo lançado por Thomas Hanna, em 1986, na Revista Somatics, onde ele define Educação Somática como o estudo do corpo vivo, sendo percebido a partir dos seus processos de propriocepção. Como metodologia, são usados os princípios da pesquisa somático-performativa (PSP), desenvolvida por Ciane Fernandes (2014) e como procedimento de criação foram realizadas práticas corporais focadas nas abordagens somáticas, improvisações e práticas performáticas. A produção de dados se deu pelas seguintes técnicas: anotação das observações e percepções no diário de campo quanto às aulas vivenciadas, vídeos, fotografias, áudios, relatos escritos e desenhos. Esta pesquisa visa fortalecer os estudos entre a Educação Somática e a Dança, pensando como estas práticas pode criar um terreno fértil em dança, em termos de criação coreográfica.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the pathways for dance creation from somatic practice. The main objective of this research is to create an artistic performance based on somatic thinking about the body, carried out together with a group of studies, specially formed for this investigation. By somatic approaches is understood the body works to understand the body as a whole, linking the subject sensory, cognitive, motor and affective domain (Fortin, 1998). These approaches are confined to the term Somatic Education (E.S), launched by Thomas Hanna in 1986 in the Journal Somatics where it sets Somatic Education as the study of the living body, being perceived from the inside out, from their proprioception processes. The methodology used in this investigation are the principles of somatic-performative research, developed by Ciane Fernandes (2014) and, as creation procedures, body practices focused in somatic approaches, improvisation and performative practices. This research used as a way of production of data the following techniques: notes of observations and perceptions in a diary about the experienced classes; videos, photos, audios and drawings. This research aims to strengthen the studies of Somatic Education and Dance, thinking how these practices can create fertile ground in dance in terms of choreographic creation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDança contemporâneapt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectCorpo : Artept_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectSomatic educationen
dc.subjectEducação somáticapt_BR
dc.subjectDance creationen
dc.subjectContemporary danceen
dc.subjectPráticas corporaispt_BR
dc.titleCorpo exposto/Mundo dilatado : a vivência em práticas somáticas como fio condutor da criação artísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001060580pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples