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O uso de ferramentas de informática e sua implicação em atividades didáticas experimentais para melhoria do ensino de biologia

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O uso de ferramentas de informática e sua implicação em atividades didáticas experimentais para melhoria do ensino de biologia

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Título O uso de ferramentas de informática e sua implicação em atividades didáticas experimentais para melhoria do ensino de biologia
Autor Carlan, Francele de Abreu
Orientador Loreto, Élgion Lúcio da Silva
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Biologia : Ensino
Didática
Ensino médio
Informática na educação
Internet
Metodologia do ensino
[en] Computer science tools
[en] Experimental didactic activities
[en] Internet
[en] Molecular biology
[en] Webquest
Resumo Este estudo relata a utilização da informática como ferramenta auxiliar do professor na prática pedagógica de Biologia no Ensino Médio, envolvendo duas pesquisas: a primeira investigou o nível de conhecimento dos professores de Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, a respeito de ferramentas de informática e conhecimentos de internet, perfazendo um total de 10 professores. Os professores responderam a um questionário, na forma de entrevista individual, na qual expuseram todas as angústias e experiências frente à utilização das novas tecnologias. Constatou-se o distanciamento da maioria dos professores em relação aos recursos de informática e internet, por não apresentarem intimidade com ferramentas computacionais. Pôde-se constatar, também, que quase todos os professores entrevistados utilizavam a internet apenas para fins sociais e de modo muito limitado (uso doméstico e esporádico, restrito à troca de e-mails) e dependiam do auxílio de familiares para a execução de tarefas mais complexas como a digitação de trabalhos na ferramenta Word. A segunda pesquisa investigou a aplicabilidade da metodologia Webquest e suas implicações no desenvolvimento e utilização de atividades didáticas experimentais de Biologia Molecular em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Para isso, foi aplicada uma atividade intitulada "Desvendando o DNA" no formato de Webquest em que os alunos tinham diversas tarefas a serem cumpridas, entre elas a extração de DNA, a construção de uma molécula de DNA em origami e sites previamente selecionados nos quais os alunos deveriam acessar e desenvolver as atividades propostas. Foi aplicado um questionário referente aos conceitos de Biologia Molecular com o intuito de analisar se a metodologia Webquest tem resultados positivos em relação ao desenvolvimento da aprendizagem. Os alunos deveriam responder a um breve questionário de avaliação no qual se manifestam de modo livre em relação às atividades desenvolvidas, com o objetivo de obter informações sobre motivação e interesse associados ao desenvolvimento das atividades. Constatou-se, na aplicação e desenvolvimento da atividade de Webquest, muita motivação e entusiasmo dos alunos num ambiente altamente colaborativo que serviu para troca de saberes que extrapolaram os conteúdos previstos. A atividade de experimentação -extração de DNA-, também despertou bastante curiosidade, pois, conforme relato dos alunos, imaginavam, após extração do DNA, conseguir visualizar a dupla hélice a "olho nu" e não apenas um material de consistência "gosmenta".
Abstract This work reports to the use of computer as tool auxiliary of the teacher in practical pedagogical of Biology in High School, involving two researches: the first one investigated the level of knowledge of the teachers of High School of public and particular schools of the Santa Maria City, Rio Grande do Sul, regarding of computer science tools and knowledge of Internet, in a total of 10 teachers. The teachers had answered to a questionnaire, in the form of individual interview, in which they display all affliction them and experiences front of the use of the new technologies. One evidenced the distance of the average teachers interviewed in respect about of the use of computer and internet tools with the students, because they don´t show intimacy with the computer science tools. What it was evidenced, too, in elapsing of the work that interviewed teachers used the internet only for social interactions and in very limited way (domestic and sporadical, restricted use to the exchange e-mails) and depended on the aid of familiar for the execution of tasks more complexes as the digitations of works in the Word tool. The second research investigated applicability of the Webquest methodology and its implications in the development and use of experimental didactic activities of Molecular Biology in two groups of third year of High School. For this, was applied an activity entitled "Unmasking the DNA" in the format of Webquest where the students had diverse tasks to be fulfilled, as the DNA extraction, the construction of a molecule of DNA in origami and sites previously selected in which the students would have access and to develop the activities proposals. A questionnaire relating to the concepts of Molecular Biology was applied with intention to analyze if the Webquest methodology have results positive in relation to the development of the learning. The students answered to a questionnaire of evaluation in which they manifested itself in free way in relation to the developed activities, with the objective to get information about motivation and interest associates to the development of the activities. It was evidenced, in the application and development of the activity of Webquest, much motivation and enthusiasm of the students in an environment highly collaborated that served for exchange to know that they had surpassed the studying contents. The activity of experimentation -DNA extraction-, also awaked sufficiently curiosity, therefore, according to report of the students, imagined, after DNA extraction, to obtain to visualize the double helix only using "naked eye" and not only a material of "mucous" consistency.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17302
Arquivos Descrição Formato
000714043.pdf (655.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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