Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Maria Beatriz Gomes dapt_BR
dc.contributor.authorFlores, Maria Luiza Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2018-03-15T02:31:30Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1982-3207pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173358pt_BR
dc.description.abstractO artigo aborda duas políticas públicas educacionais voltadas à Educação Básica, cujos efeitos normativos possuem repercussões importantes para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O fio condutor deste ensaio são as recentes alterações no ordenamento legal educacional brasileiro, na medida em que estas produzem efeitos sobre a oferta e organização dos processos iniciais de escolarização. Analisamos políticas referentes ao Ensino Fundamental de nove anos com ingresso aos 6 anos de idade e à obrigatoriedade de matrícula das crianças de 4 e 5 anos na Pré-Escola, destacando-se as interfaces curriculares entre ambas. A fundamentação teórico-legal do ensaio se sustenta na responsabilidade do Estado para com a oferta de educação escolar pública, gratuita, laica e de qualidade social (CURY, 2011; DUARTE, 2007), enquanto sua perspectiva analítica se apóia na abordagem crítico-reflexiva de interpretação dos documentos normativos (LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI. 2008). As questões curriculares são tratadas com base em Pacheco (2003) e Arroyo (2011). Defende-se a necessidade de que o Brasil implemente políticas de Estado no campo educacional, considerando Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental como um continuum no qual as crianças vivenciem experiências escolares significativas e desafiadoras, independente do ano ou etapa em que estejam matriculadas.pt_BR
dc.description.abstractThe article discusses two educational public policies focused on Basic Education, whose normative effects have important implications for early childhood education and the early years of elementary school. The leitmotif of this essay are the recent changes in the legal education system in Brazil, to the extent that these effects on the supply and organization of initial processes of schooling. We analyze policies for the basic education of nine years with admission since six years of age and the compulsory schooling of children aged four and five years in preschool, especially as the interfaces between the two levels. The theoretical-legal analysis is based on the responsibility of the state towards the provision of public school education, free, secular and with social quality (CURY, 2011; DUARTE, 2007), while his analytical perspective relies on critical and reflective approach interpretation of the normative documents (LIBÂNEO, 2008). Curricular issues are handled based on Pacheco (2003) and Arroyo (2011). It is argued that Brazil needs to implement state policies in the educational field, considering early childhood education and early years of primary education as a continuum in which children could experience significant and challenging school experiences, regardless of their ages or the level in with they were.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 5, n.2 (2012), p. 92-113pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectThe Right to Educationen
dc.subjectPublic Educational Policiesen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectChildhood and Primary Educationen
dc.subjectInitial Years of Primary Schoolingen
dc.subjectCompulsory Pre-Schoolingen
dc.titleArticulações e tensões entre a educação infantil e o ensino fundamental : análises a partir do contexto recente das políticas educacionais brasileiraspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000868956pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples