Conexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docente
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Tipo
Resumo
O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de História promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa construir uma parceria entre universidade e escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que repercutam na formação inicial dos licenciandos. Para o estudo em questão, privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o Pibid como ...
O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de História promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa construir uma parceria entre universidade e escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que repercutam na formação inicial dos licenciandos. Para o estudo em questão, privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o Pibid como uma experiência de residência docente, organizado portanto com base em articulações ou parcerias e operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do Pibid reside, em grande parte, na ideia de se aproximar formação inicial e formação continuada, fazendo assim com que a formação aconteça em tempos e espaços simultâneos. Ao concebermos a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites entre formação inicial e continuada. Desse modo, a escola se revelaria também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula. ...
Abstract
The purpose of this article is to present reflections produced within the Institutional Program of Scholarship of Teaching beginners (Pibid/UFRGS), subproject of History, aimed at building a partnership between University and School able to bet on new pedagogical postures that can develop inside the school and that resonate in the initial formation of the undergraduates. We favor a conceptual category: realize Pibid as a teaching residency experience, from the joints or partnerships operating w ...
The purpose of this article is to present reflections produced within the Institutional Program of Scholarship of Teaching beginners (Pibid/UFRGS), subproject of History, aimed at building a partnership between University and School able to bet on new pedagogical postures that can develop inside the school and that resonate in the initial formation of the undergraduates. We favor a conceptual category: realize Pibid as a teaching residency experience, from the joints or partnerships operating with the idea that the success of Pibid action strategy lies largely in the fact that approximate the initial training and continuing education, raising the possibility of this happening to time and simultaneous spaces. To perceive the school as a privileged space for this meeting, we redefine the boundaries of what consists initial and continuing training. Thus, the school is also revealed as a space of formation of new protagonists to the classroom. ...
Contido em
História Hoje. Florianópolis. Vol. 4, n. 8 (2015), p. 366-388
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39074)Ciências Humanas (6667)
Este item está licenciado na Creative Commons License