Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorLongo, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-15T02:31:53Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2359-2842pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173391pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute marcas que constituem a matemática escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O material de pesquisa examinado consiste em um conjunto de desenhos produzidos por estudantes sobre a aula de matemática. A estratégia analítica utilizada para operar sobre este material foi a análise do discurso no sentido atribuído por Michel Foucault. Utilizando como aportes teóricos o conceito foucaultiano de disciplinamento dos corpos e as ideias desenvolvidas por Veiga-Neto sobre a disciplina-corpo e a disciplina-saber, a análise mostrou que: a) a sala de aula atua como um aparelho eficiente de disciplinamento dos corpos e dos saberes, produzindo efeitos de subjetivação nos alunos e professores. b) a matemática escolar é um campo marcado pela escrita, formalismo e abstração que regula o pensamento dos escolares.pt_BR
dc.description.abstractThe article discusses marks that constitute the school mathematics of the Elementary School. The research material examined consists of a set of drawings produced by students about the mathematics class. The analytical strategy used to operate on this material was the analysis of discourse inspired by Michel Foucault. Using as theoretical support Foucault's concept of discipline of bodies and ideas developed by Veiga-Neto on discipline-body and discipline-knowlodge, the analysis showed that: a) the classroom acts as an efficient apparatus for disciplinary bodies and knowledge, producing subjectivation effects on students and teachers. b) school mathematics is a field marked by writing, formalism and abstraction that regulates the thinking of students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas da Educação Matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS. Vol. 10, n. 22 (2017), p. 205-221pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool Mathematicsen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDisciplineen
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.titleEscola, matemática e disciplinamento : uma análise sobre desenhos infantispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001055979pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples