O ensino da disciplina de sociologia no Brasil : diagnóstico e desafios para a formação de professores
dc.contributor.author | Raizer, Leandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Caregnato, Célia Elizabete | pt_BR |
dc.contributor.author | Mocelin, Daniel Gustavo | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Thiago Ingrassia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-15T02:31:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-6186 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/173400 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta um diagnóstico do ensino da disciplina de Sociologia no Brasil a partir de dados inéditos do censo escolar do ensino médio regular (INEP, 2015). Com o retorno da Sociologia as escolas de ensino médio em 2008 (Lei n. 11.684/08), é grande a expectativa sobre essa disciplina, tanto em relação a seu papel na preparação dos educandos para o pleno exercício da cidadania quanto para a qualificação da educação básica. Diante disso, o artigo apresenta dados sobre a presença da disciplina no currículo e sua carga horária, perfil do professor da disciplina, a demanda nacional de docentes, a adequação da formação específica dos docentes e as condições de ensino. Por fim, a partir do diagnóstico realizado, são problematizados os desafios para a formação de professores e a qualificação da presença da disciplina de Sociologia no ensino médio. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article presents a diagnosis of Sociology discipline in Brazil based on unpublished data from the school census of the regular high school (INEP, 2015). In the context of the return of Sociology in high schools after 2008 (Law n. 11.684/08), there is a great expectation on this subject both in relation to their role in preparing students for the full exercise of citizenship, as to the qualification of basic education. In this direction, the article presents data on the presence of the discipline in the curriculum and their workload, discipline teacher's profile, the national demand for teachers, the adequacy of specific training to teachers and teaching conditions. Finally, from the accomplished diagnosis, the challenges to teacher training and qualification of sociology discipline of presence in high school are problematized. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista espaço acadêmico. Maringá, PR. Vol. 16, n. 160 (mar. 2017), p. 15-26 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching sociology | en |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Profile of teachers | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Formation of teachers | en |
dc.subject | High school | en |
dc.title | O ensino da disciplina de sociologia no Brasil : diagnóstico e desafios para a formação de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | The sociology discipline in Brazil: diagnosis and challenges to formation of teachers | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001055951 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39149)Ciências Humanas (6693)