Repositório Digital

A- A A+

Justino Martins, jornalista, comunista e diretor da Revista do Globo : um estabelecido durante o Estado Novo (Porto Alegre, 1942)

.

Justino Martins, jornalista, comunista e diretor da Revista do Globo : um estabelecido durante o Estado Novo (Porto Alegre, 1942)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Justino Martins, jornalista, comunista e diretor da Revista do Globo : um estabelecido durante o Estado Novo (Porto Alegre, 1942)
Autor Nunes, Simone Aparecida
Orientador Grijó, Luiz Alberto
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Estado novo : Brasil : Historia
Imprensa : Rio Grande do Sul
Jornalismo
Martins, Justino
Partido Comunista
Resumo Justino Martins foi um jornalista cruz-altense que administrou e dirigiu a Revista do Globo, de Porto Alegre, entre os anos de 1939 a 1947. A sua tarefa na direção da revista passou despercebida por muitas pesquisas que utilizaram esse periódico como fonte de análise. Este trabalho de história se propõe a dar atenção a Martins. Sendo jornalista e diretor da revista da rua da Praia, ele foi também comunista e relacionou-se com militantes do partido, muitos dos quais eram escritores, possibilitando a eles o acesso para publicarem os seus textos na revista. Nesta condição se considerará Martins como um estabelecido, na concepção teórica de Norbert Elias e John Scotson, do espaço intelectual sul-rio-grandense no contexto do Estado Novo. Esta pesquisa analisará apenas o ano de 1942 da direção do jornalista na revista, por entender este como um ano bastante emblemático na sociedade brasileira e na vida de Martins, devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e do recebimento de orientações do Partido Comunista do Brasil direcionadas a ele, a fim de verificar uma possível tomada de posição do jornalista através do periódico a partir do contexto em que vivia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/173696
Arquivos Descrição Formato
001060801.pdf (963.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.