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Trajetória dos doutores egressos do programa de pós-graduação em geografia da Ufrgs (2008/1-2016/1): da formação acadêmica à atuação profissional

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Trajetória dos doutores egressos do programa de pós-graduação em geografia da Ufrgs (2008/1-2016/1): da formação acadêmica à atuação profissional

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Título Trajetória dos doutores egressos do programa de pós-graduação em geografia da Ufrgs (2008/1-2016/1): da formação acadêmica à atuação profissional
Autor Ávila, Alynni Luiza Ricco
Orientador Mocelin, Daniel Gustavo
Data 2017
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Assunto Egressos
Geografia
Pós-Graduação : Formação acadêmica e mercado de trabalho : Brasil
UFRGS
[en] Geography
[en] Graduates
[en] Professional trajectory
Resumo O Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA), Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), situa-se entre um dos melhores do país, desde a penúltima avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizada em 2012, permanecendo nesse patamar na avaliação de 2017. O presente trabalho visa responder ao seguinte problema de pesquisa: O investimento pessoal na carreira durante a trajetória formativa favorece a inserção de egressos de doutorado em postos acadêmicos e de pesquisa, considerando que o POSGEA tem como meta a formação de profissionais acadêmicos altamente qualificados? Neste sentido, buscase, como objetivo geral, compreender os fatores de trajetória que interferem no destino profissional dos 80 doutores egressos do POSGEA/UFRGS, no período de 2008/1 a 2016/1. A coleta de dados foi realizada através de questionários online, com cerca de 40 questões, disponibilizados via plataforma Google Docs, no período de janeiro a junho de 2016. Os 67 questionários respondidos garantem o nível de confiança de 95%, com margem de 5% de erro para a pesquisa. Os dados foram analisados estatisticamente com o auxílio do software SPSS, versão 18. Os resultados obtidos apontam que a inserção prévia no mercado de trabalho e a participação em eventos ao longo da pós-graduação favorecem o ingresso de docentes nas instituições de ensino superior.
Abstract The Geography Postgraduate Program (POSGEA), from Geosciences Institute of Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), is one of the best in the country, since 2012's triennial evaluation of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), remaining at this level in the evaluation of 2017. Considering that, the present paper aims to answer the following question: does the personal investment in career during the formative trajectory benefits the insertion of doctorate graduates in both academic and research positions, considering that POSGEA aims to train highly qualified academic professionals?. In this sense, the general objective is to understand the trajectory factors that interferes in the professional destination of 80 POSGEA/UFRGS’ graduated doctors, from 2008/1 to 2016/1. Data collection was performed through an around 40-question online questionnaire, available on Google Docs platform, from January to June 2016. The 67 questionnaires answered guarantee around 95% on confidence level and a margin of 5% error for the search. The SPSS software, version 18, analyzed the data statistically. The results obtained indicate that both the preview insertion on labor market and the participation in events during the postgraduate period promotes the entry of those egresses into higher education institutions.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/173711
Arquivos Descrição Formato
001061606.pdf (601.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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