Repositório Digital

A- A A+

Tati vive : os sentidos de comunidade e de morar para participantes do projeto de moradia popular Orquídea Libertária

.

Tati vive : os sentidos de comunidade e de morar para participantes do projeto de moradia popular Orquídea Libertária

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tati vive : os sentidos de comunidade e de morar para participantes do projeto de moradia popular Orquídea Libertária
Autor Simão, Anna Theotonia de Oliveira Dias
Orientador Alves, Evandro
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Comunidade
Habitacao popular
Moradia
Resumo O presente estudo busca captar os sentidos de comunidade e de morar para os participantes de um projeto de moradia popular intitulado Orquídea Libertária, situado na cidade de Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre. O objetivo geral deste trabalho é tematizar a questão da ocupação do espaço urbano, da moradia e das compreensões sobre o que seria uma comunidade na perspectiva de integrantes da equipe proponente e de futuros moradores da Orquídea Libertária. O trabalho parte da abordagem teórica sobre os conceitos de moradia popular e comunidade, apoiando-se principalmente em autores como Ermínia Maricato e Zygmunt Bauman, como referências nessas áreas. O estudo configurou-se nos moldes da pesquisação. Por conta da implicação da pesquisadora, que atua também na equipe proponente do projeto em estudo. Realizaram-se seis entrevistas semiestruturadas com participantes do processo de construção da Comunidade Orquídea Libertária. O estudo pretende ser um contributo para abordagem da construção de um projeto de moradia popular e dos sentidos que o permeiam esse processo, perpassando as noções de moradia e comunidade, apontando para um possível projeto de vida.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/173717
Arquivos Descrição Formato
001061573.pdf (1.157Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.