Repositório Digital

A- A A+

De Westeros para a escola : a Idade Média e a recepção de As crônicas de gelo e fogo e Game of thrones por alunos de ensino médio

.

De Westeros para a escola : a Idade Média e a recepção de As crônicas de gelo e fogo e Game of thrones por alunos de ensino médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título De Westeros para a escola : a Idade Média e a recepção de As crônicas de gelo e fogo e Game of thrones por alunos de ensino médio
Autor Gomes, Arthur Maia Baby
Orientador Nicolazzi, Fernando Felizardo
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Condição feminina
Ensino médio
Games of Thrones (Programa de televisão)
Guerra
Heroismo
Idade média
Martin, George R. R., 1948-. Song of ice and fire
[en] A Song of Ice and Fire
[en] Literature
[en] Middle Ages
[en] School History
Resumo Este trabalho tem como objetivo compreender as relações estabelecidas por alunos de terceiro ano do ensino médio de três escolas na cidade de Porto Alegre entre suas concepções de idade média e sua apropriação da obra literária As Crônicas de Gelo e/ou sua adaptação televisiva, Game of Thrones. Para perceber estas relações, foram escolhidos três eixos: o heroísmo, a guerra e a condição feminina, para serem pensados, tanto para as visões destes alunos sobre idade média como para as obras em questão. Para isto, foram aplicados questionários coletando visões sobre estes temas, que serão analisados à luz de reflexões sobre reflexões sobre as obras ficcionais e a historiografia sobre média.
Abstract This paper aims to comprehend the relations established by students in the last year of high school in three schools in the city of Porto Alegre between their concepts of the Middle Ages and their appropriation of the literary work, A Song of Ice and Fire and/or its audio-visual adaptation for TV, Game of Thrones. To apprehend these relations, three main topics were chosen: heroism, war and female condition, to be thought of, not only for the student’s views on the Middle Ages, but also on the works in question. For that, questionnaires were applied collecting visions from both those issues, which will be analyzed under reflections about both the fictional works and the historiography on the Middle Ages.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/173752
Arquivos Descrição Formato
001061562.pdf (861.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.