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dc.contributor.authorParulla, Cibele Duartept_BR
dc.contributor.authorWeissheimer, Anne Mariept_BR
dc.contributor.authorSantos, Marlise Bockpt_BR
dc.contributor.authorCogo, Ana Luisa Petersenpt_BR
dc.date.accessioned2018-03-23T02:26:39Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1415-2762pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173769pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: apresentar o modelo Community of Inquiry (CoI) como referencial possível na orientação e avaliação de ações desenvolvidas em ambiente virtual, seja na modalidade a distância ou semipresencial, no ensino de Enfermagem em diferentes contextos. Método: estudo de reflexão teórica com a descrição do CoI e de relatos no ensino superior em Enfermagem. Resultados: nesse modelo são propostos três elementos centrais – a presença social, a presença cognitiva e a presença de ensino – que dão sustentabilidade à aprendizagem construtivista colaborativa em ambiente virtual. Também conta com um instrumento que avalia em 34 questões essas três presenças. O CoI já tem sido utilizado no planejamento e na avaliação de atividades no ensino superior em Enfermagem que utilizam as modalidades a distância e presencial integradas. Conclusão: o modelo dispõe de uma avaliação ampliada das ações de ensino, nas quais o presencial e a distância se agregam, qualificando essas modalidades de ensino. Da mesma forma, as presenças de ensino, social e cognitiva privilegiam o trabalho interacionista e colaborativo, destacando ações fundamentais da formação em Enfermagem.pt_BR
dc.description.abstractObjective: to present the Community of Inquiry (CoI) model as a possible reference in the guidance and evaluation of actions developed in a virtual environment, either in distance or semi-presential mode, in Nursing teaching in different contexts. Method: theoretical reflection study with the description of the CoI and reports on higher education in Nursing. Results: In this model three central elements are proposed – social presence, cognitive presence and the presence of teaching – that give sustainability to the collaborative constructivist learning in a virtual environment. It also has an instrument that evaluates in 34 questions these three presences. CoI has already been used in the planning and evaluation of activities in higher education in Nursing that use the integrated distance and presence modalities. Conclusion: The model has an extended evaluation of the teaching actions, in which face and distance are added, offering the best in each of these modalities. Similarly, presences of teaching, social and cognitive privilege the interactionist and collaborative work highlighting fundamental actions of Nursing training.en
dc.description.abstractObjetivo: presentar el modelo Community of Inquiry (CoI) como posible referente en la orientación y evaluación de acciones desarrolladas en el ambiente virtual, en distintos contextos de la enseñanza a distancia o semi-presencial de Enfermería. Método: estudio de reflexión teórica con la descripción del CoI y de relatos en la enseñanza superior en Enfermería. Resultados: en este modelo se proponen tres elementos centrales – la presencia social, la presencia cognitiva y la presencia de enseñanza – que dan sustentabilidad al aprendizaje constructivista colaborativo en el ambiente virtual. También cuenta con un instrumento que evalúa estas tres presencias en 34 cuestiones. El CoI ya ha sido utilizado en la planificación y evaluación de actividades que utilizan las modalidades a distancia y presencial integradas en la enseñanza superior en Enfermería. Conclusión: el modelo dispone de una evaluación ampliada de las acciones de enseñanza, en las cuales la modalidad presencial y a distancia se agregan, ofreciendo lo mejor de cada una de ellas. De la misma forma, las presencias de enseñanza, social y cognitiva privilegian el trabajo interactivo y colaborativo destacando acciones fundamentales de la formación en Enfermería.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReme : revista mineira de enfermagem. Vol. 21 (2017), p. e-1066pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectNursingen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectDistanceen
dc.subjectEducación en Enfermeríaes
dc.subjectAprendizagemes
dc.subjectEducación a Distanciaes
dc.titleCommunity of Inquiry como modelo teórico de ensino aplicado à enfermagempt_BR
dc.title.alternativeCommunity of Inquire as a theoretical model of teaching applied to nursing en
dc.title.alternativeCommunity of inquiry como modelo teórico de enseñanza aplicada a enfermería es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001061200pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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