Repositório Digital

A- A A+

Disposições para ingresso no ensino superior de jovens de uma escola social de Porto Alegre : uma aproximação

.

Disposições para ingresso no ensino superior de jovens de uma escola social de Porto Alegre : uma aproximação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Disposições para ingresso no ensino superior de jovens de uma escola social de Porto Alegre : uma aproximação
Autor Pedroso, Murilo Marreco
Orientador Caregnato, Célia Elizabete
Data 2018
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Assunto Desigualdade social
Educação popular
Ensino superior
Resumo Este trabalho tem por objetivo levantar questões pertinentes para uma análise de trajetórias de jovens secundaristas os quais buscam ingressar no ensino superior. A partir da aplicação de um survey em estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola confessional de Porto Alegre de caráter social, uma vez que não cobra taxas, no final de 2017, pretendeu-se verificar qual é o perfil dos alunos e quais as tendências quanto às disposições para prosseguimento dos estudos. Para isso, as contribuições da sociologia em escala individual de Bernard Lahire foram utilizadas como aporte teórico-metodológico. Esta proposta foi construída com um exercício de análise a partir da coleta de dados piloto, vinculada ao Projeto de Pesquisa “Desigualdade, diversidade e reconhecimento na Educação: novos públicos da escolarização média e superior”, sob a coordenação da professora Célia Elizabete Caregnato, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados mostram tendências da variação das disposições no que tange a hábitos de leitura e projetos de futuro na relação com a perspectiva de realizar estudos de educação superior.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/173775
Arquivos Descrição Formato
001061545.pdf (692.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.