Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorPedroso, Murilo Marrecopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-23T02:26:43Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173775pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo levantar questões pertinentes para uma análise de trajetórias de jovens secundaristas os quais buscam ingressar no ensino superior. A partir da aplicação de um survey em estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola confessional de Porto Alegre de caráter social, uma vez que não cobra taxas, no final de 2017, pretendeu-se verificar qual é o perfil dos alunos e quais as tendências quanto às disposições para prosseguimento dos estudos. Para isso, as contribuições da sociologia em escala individual de Bernard Lahire foram utilizadas como aporte teórico-metodológico. Esta proposta foi construída com um exercício de análise a partir da coleta de dados piloto, vinculada ao Projeto de Pesquisa “Desigualdade, diversidade e reconhecimento na Educação: novos públicos da escolarização média e superior”, sob a coordenação da professora Célia Elizabete Caregnato, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados mostram tendências da variação das disposições no que tange a hábitos de leitura e projetos de futuro na relação com a perspectiva de realizar estudos de educação superior.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.titleDisposições para ingresso no ensino superior de jovens de uma escola social de Porto Alegre : uma aproximaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061545pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples