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dc.contributor.advisorCeratti, Jorge Augusto Pereirapt_BR
dc.contributor.authorPassos, Maria Cristina Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-23T02:26:57Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173798pt_BR
dc.description.abstractAs rodovias de baixo volume de tráfego representam a maior extensão das rodovias não pavimentadas no estado do Rio Grande do Sul. Tendo em vista os escassos recursos financeiros e a necessidade premente de descentralizar o desenvolvimento econômico, é fundamental o estudo dos materiais locais para a redução do custo de implantação destas rodovias. O estudo dos solos tropicais visando a pavimentação de baixo custo para rodovias com tráfego reduzido é uma realidade que vem obtendo resultados muito positivos em outros estados e deve ser ampliado aqui no Rio Grande do Sul. Existe uma metodologia de estudo e seleção de solos tipicamente tropicais visando a utilização dos solos arenosos finos lateríticos na pavimentação, a metodologia MCT (MiniCompactação-Tropical), desenvolvida no Estado de São Paulo com base nos pavimentos construídos há várias décadas. O presente trabalho procura caracterizar os solos arenosos finos lateríticos do Rio Grande do Sul, utilizando para tal a metodologia MCT . Esta metodologia estuda o comportamento dos solos a partir de corpos de prova compactados de dimensões reduzidas. Foram realizados ainda ensaios convencionais de caracterização, compactação, CBR e módulo de resiliencia, a fim de avaliar a correlação com os resultados obtidos a partir dos estudos da metodologia MCT. Duas classes de solos pedogeneticamente distintas foram estudadas , porém revelaram propriedades geotécnicas semelhantes. Os solos estudados correspondem predominantemente ao tipo LG'-argilas lateríticas da classificação MCT. Assim sendo, diferem um pouco dos solos arenosos finos mais utilizados para pavimentação no Estado de São Paulo que são classificados como LA'-solos areno-argilosos lateríticos. No Rio Grande do Sul existe uma grande área de ocorrência de solos arenosos finos lateríticos com um excelente potencial de utilização nas camadas de base e sub-base de pavimentos de rodovias de baixo volume de tráfego, desde que se tomem medidas executivas para minimizar o problema da contração destes solos .pt_BR
dc.description.abstractThe low traffic roads represents the major extension of unpaved roads in Rio Grande do Sul State. To aim at the scarce financial resource, the utilization of local material is basic to low traffic roads implementation. The tropical soils study to low cost pavement has obtaining very positive results in another states and should be largely used in Rio Grande do Sul. The MCT (Miniature Compaction Tropical) is a study methodology to typically tropical soils aiming the fine grained lateritic soils utilization in pavements. This methodology has been developed in São Paulo State based on pavements building about thirty years ago. This study characterize the fine grained lateritic soils, by using the MCT methodology. This methodology studies the soils behavior using reduced dimensions compacted samples. Were realized conventional proves in characterization, compaction, CBR and resiliency modulus to compare with MCT proves. This work aims to give a global view of fine grained lateritic soils in Rio Grande do Sul State, by using the MCT methodology. Two kinds of soils were studied. In spite of being pedogenetically, they showed similar geotechnical properties. The soils characterized in this study are classified as LG' (lateritic clay), while the São Paulo's soils is denominated LA' (lateritic sand-clay). There is a big area of lateritic fine grained soils occurrence that could be used in pavement structural layers in low traffic roads in Rio Grande do Sul. However, executive steps are necessary to reduce the soils contraction in compacted basis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSolo arenosopt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectEnsaios de materiaispt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.titleMetodologia MCT aplicada aos solos arenosos finos lateríticos do Rio Grande do Sul visando pavimentaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061668pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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