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dc.contributor.advisorBrandalise, Carlapt_BR
dc.contributor.authorKlein, Paulo Eduardo Fasolopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-23T02:27:05Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173809pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscará entender de que forma o jornal Diário de Notícias atuou na cobertura do referendo de 6 de janeiro de 1963 no Brasil. Tal consulta significou o fim do período parlamentarista republicano no país, adotado em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros da presidência da República e do veto dos ministros militares à posse do vice-presidente João Goulart como o mandatário do país. A solução encontrada no Congresso Nacional para impedir uma guerra civil foi a diminuição dos poderes presidenciais através do parlamentarismo e dessa forma, tentar atender os interesses das forças que estavam no jogo político. Entretanto, desde sua adoção, o regime nunca contou com o apoio do presidente e seus aliados, que imediatamente após a posse, iniciou articulações para que o presidencialismo novamente fosse instituído no Brasil. Nesse contexto de lutas políticas, o jornal Diário de Notícias acompanhou em suas páginas o desenrolar de tais acontecimentos, dando sua visão aos leitores e atuando de forma a também desgastar a imagem do parlamentarismo no país.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiário de Notícias (Jornal : Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectReferendopt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectParlamentarismo : Brasilpt_BR
dc.subjectPresidencialismo : Brasilpt_BR
dc.title"Às urnas, cidadãos! Dia 6 vote não!" : o referendo de 1963 nas páginas do Diário de Notíciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061547pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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