Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRego, Nelsonpt_BR
dc.contributor.authorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.date.accessioned2009-10-02T04:17:23Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17390pt_BR
dc.description.abstractA tese compreende um texto que apresenta uma proposta de ensino em Geografia, em que o referencial de representação é a manifestação do imagético na compreensão do espaço. A representação espacial é carregada de inúmeras relações que compõem as ações do espaço, bem como as características do lugar de onde partem as diferentes relações que são transferidas a uma escala planetária. A partir da idéia de que a Geografia é a ciência do espaço ausente ou mentalmente projetado, se faz uma análise do significado do espaço e do lugar, bem como uma proposta de construção do conhecimento, levando em consideração a teoria piagetiana e a concepção de espaço enquanto compreensão de relações dinâmicas e sistêmicas. O crucial no entendimento do texto é o ponto de contato entre diferentes representações espaciais, os lugares de onde brotam essas representações e a importância que esses lugares têm no processo de construção do conhecimento. A utilização dos conceitos construídos na interpretação dos fatos e na representação do espaço compreende e justifica os referenciais abordados.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis includes a text that presents a proposal for teaching in geography, where the benchmark of representation is the manifestation of Imaging in the understanding of space. The spatial representation is laden with many relationships that make up the actions of space, as well as the characteristics of the place from where the different relationships that are transferred to a planetary scale. From the idea that geography is the science of space absent or mentally designed, an analysis is made of the significance of space and place, as well as a proposal for construction of knowledge, taking into account the theory of Piaget and design space while understanding of relationship dynamics and systemic. The crucial in understanding the text is the point of contact between different spatial representations, the seats of boasting such representations and the importance that these posts are in the process of knowledge construction. The use of concepts built in the interpretation of the facts and the representation of space understands and justifies the benchmarks addressed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpaceen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching in geographyen
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectExperienceen
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.titleO Significado da construção do conhecimento geográfico gerado por vivências e por representações espaciaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000714193pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples