Repositório Digital

A- A A+

Uma comunidade de prática para o ensino e a aprendizagem de programação

.

Uma comunidade de prática para o ensino e a aprendizagem de programação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma comunidade de prática para o ensino e a aprendizagem de programação
Outro título A Community of Practice for teaching and learning programming
Autor Ferreira, Vinicius Hartmann
Reategui, Eliseo Berni
Resumo As disciplinas de programação estão entre as disciplinas consideradas mais difíceis em cursos da área de Informática. O suporte da tecnologia ao ensino e a aprendizagem de programação tem apresentado resultados relevantes, sobretudo ao se valer dos aspectos sociais atrelados aos ambientes virtuais. Partindo deste princípio, este artigo apresenta a proposta de arquitetura de uma Comunidade de Prática, aliada aos recursos de formação de grupos homogêneos, a recomendação de tutores e a Modelagem Social Aberta do Estudante. Com base nos resultados de trabalhos similares entende-se que, possibilitar ao estudante com dificuldades de aprendizagem acompanhar e comparar o seu progresso com o dos demais em uma Comunidade de Prática, estimulando sua interação com outros participantes com diferentes níveis de conhecimento, possa auxiliá-lo a alcançar melhores resultados.
Abstract Programming courses are considered as the most difficult in the IT area. The technology support to the process of teaching and learning programming has shown significant results, especially when they take advantage of the social aspects linked to virtual environments. This article presents the proposal for a Community of Practice, combined with features such as Open Social Student Modeling, the automatic formation of homogeneous groups and the recommendation of tutors. Based on the results achieved by similar work, give a student with learning disabilities the ability to monitor and compare your progress with the others in a community that encourages interaction between individuals of different levels of knowledge can help it to achieve better results.
Contido em RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 2 (dez. 2016), p. [1]-11
Assunto Tecnologia educacional
[en] Community of practice
[en] Open social student modeling
[en] Teaching and learning to program
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/173910
Arquivos Descrição Formato
001061272.pdf (570.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.