Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Ana Paula Metzpt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorEpstein, Danielpt_BR
dc.contributor.authorMeyer, Daniel Derrossipt_BR
dc.contributor.authorLima, Evelyn Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Karina Heck dapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-27T02:31:26Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173918pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta dois estudos independentes que têm como objetivo investigar como uma ferramenta baseada em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional (SOBEK) pode contribuir no processo de construção de conceitos científicos por estudantes do Ensino Fundamental. Os estudos foram realizados através de pesquisa quasi-experimental com aplicação de pré-teste e pós-teste, utilizando grupos controle não equivalentes. Textos refutacionais de pesquisas já publicadas foram utilizados nas intervenções, assim como testes de performance correspondentes aos textos. Os conceitos abordados foram energia e natureza particulada da matéria. Os estudos foram conduzidos em duas turmas de 9o ano de uma escola municipal no sul do Brasil. Análises estatísticas do desempenho nos testes mostraram melhora significativa dos estudantes que utilizaram o SOBEK como suporte para estudo dos textos. Investigações mais detalhadas são necessárias para identificar a ocorrência e extensão das modificações na estrutura conceitual dos estudantes e sua relação com a estratégia proposta.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents two independent studies that aim to investigate how a tool based on text mining and multi-representational graphical presentation (SOBEK) can contribute to the process of constructing scientific concepts from text by elementary school students. The studies were conducted in a quasi-experimental design with application of pre-test and post-tests with non-equivalent control groups. Refutational texts from published researches were used, as well as the corresponding performance tests about each text. The concepts covered are energy and the particulate nature of matter. Performed in a municipal school in Southern Brazil, the studies included two classes of 8th grade students. Statistical analysis of scores performed by students in tests show significant improvements in student´s performance that used the SOBEK tool as support for the study of text. More detailed studies are needed to identify the occurrence and extent of possible changes in students´ conceptual structure supported by the proposed approach.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 1 (2017), p. 91-109pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnology in educationen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectSOBEKen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectScientific concepten
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleEmprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001061601pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples