Repositório Digital

A- A A+

Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação

.

Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação
Autor França, Rômulo Martins
Reategui, Eliseo Berni
Collares, Darli
Resumo Este artigo visa avaliar o engajamento dos alunos para colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizando a Aprendizagem baseada em Projetos e a Gamificação. A pesquisa foi realizada em uma turma dos alunos do curso de bacharelado de Administração da UFMA. Foi desenvolvido um plug-in de Aprendizagem baseada em Projetos (PBL-THC) e outros dois plug-ins (Fórum THC e Webportfólio THC) adaptados para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle com conceitos da aprendizagem ativa da Taxonomia de Habilidade de Conversação - THC. Um bloco de Ranking de Pontos e outro de Ranking de Experiência Colaborativa dos alunos foram desenvolvidos para contribuir com a Gamificação na sala virtual do ambiente. Os resultados alcançados demostram engajamento dos alunos na colaboração em uma atividade pautada na abordagem de Aprendizagem baseada em Projetos, em que cada um define a sua questão direcionadora de mais interesse. Além dos alunos apontarem as mecânicas de Gamificação, nível de experiência no ambiente e obtenção dos pontos, como duas das principais razões do seu engajamento para colaboração na atividade.
Contido em Revista Tecnologias na Educação. Viçosa. Vol. 8, n. 14 (jul. 2016), p. 1-11
Assunto Ambiente de aprendizagem
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/173927
Arquivos Descrição Formato
001061280.pdf (167.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.