Repositório Digital

A- A A+

O método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações

.

O método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações
Outro título The life story method : contributions to the understanding of learning processes in organizations
Autor Ferrazza, Dayane Scopel
Antonello, Cláudia Simone
Resumo O objetivo dessa pesquisa é apresentar o método de história de vida e discutir suas possibilidades de uso em estudos organizacionais. O estudo traz o histórico da utilização da metodologia, seus fundamentos e conceitos, permitindo ao leitor o entendimento das premissas e possibilidades da utilização do método. A utilização da história de vida nesse estudo surgiu como metodologia adequada para compreender os saberes desenvolvidos nas práticas de trabalho e nas trajetórias de vida de um grupo de cinegrafistas de uma emissora de televisão. Além das entrevistas em profundidade, utilizou-se vídeos de matérias trazidos pelos próprios entrevistados, para que eles pudessem contar sobre suas experiências a partir de uma situação real e visível. A descrição do cotidiano de trabalho dos cinegrafistas entrevistados permitiu entender a relação entre os saberes constituídos e a (re) produção das práticas e seus processos de aprendizagem, sinalizando que os saberes são complexos e estão vinculados a uma rede de práticas. Quanto ao método, essa pesquisa permitiu visualizar as histórias de vida como uma possibilidade de forma de investigação nos estudos organizacionais, permitindo ao pesquisador voltar seu olhar a uma dimensão individual que o leva para o entendimento do social respeitando as singularidades dos participantes da pesquisa.
Abstract The intent of this research is to present the life story method and to discuss the possibilities of its use in organizational studies. This study discusses the history of the methodology, along with its fundamentals and concepts, thus allowing the reader to understand the premises and possibilities of using the method. The use of life story in this study emerged as a proper methodology to understand the knowledge developed in the work practices and life trajectories of a group of cameramen from a television station. In addition to the in-depth interviews, videos of stories brought by the interviewees were used, so that they could narrate their experiences from a real and visible situation. The description of the daily work of the cameramen allowed viewers to understand the relationship between their ideas, methods, and learning processes, proving that the knowledge is complex and linked to a network of practices. This research allowed the visualization of life stories as an overall society, forming an investigation in organizational studies. The investigation allowed the researcher to turn his attention to each individual, leading him to the overall understanding of society, while respecting the singularities of the participants of the research.
Contido em Gestão.Org : Revista eletrônica de gestão organizacional [recurso eletrônico]. Recife, PE. Vol. 15, n. 1 (2017), p. 22-36
Assunto Aprendizagem baseada em práticas
Aprendizagem organizacional
Estudos organizacionais
Historia de vida : Pesquisa social
[en] Cameraman
[en] Life's story
[en] Organizational learning
[en] Practice-based learning
[en] Research strategy
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/173934
Arquivos Descrição Formato
001061602.pdf (477.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.