Repositório Digital

A- A A+

Conversando a gente se entende : improvisação e procedimentos composicionais

.

Conversando a gente se entende : improvisação e procedimentos composicionais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Conversando a gente se entende : improvisação e procedimentos composicionais
Autor Almeida Júnior, Adolfo Silva de
Orientador Cunha, Antônio Carlos Borges
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Composição musical
Improvisação musical
Processos composicionais : Música
[en] Composition processes
[en] Improvisation
[en] Indetermination
Resumo Este trabalho apresenta o portfólio de composições, com partituras, gravações de áudio e vídeo, e descrição dos processos composicionais, integrado pelas peças: Conversando a Gente se Entende, para sexteto com flauta, clarineta, violino, violoncelo, piano e percussão; Trova, para viola, fagote e piano; Oração, para quarteto de trombones; Trio para Madeiras, para flauta, clarineta e fagote; e Páscoa de San Juan, para viola, baixo elétrico, fagote, voz, com movimentação cênica e parte gravada. As motivações que nortearam o processo composicional partiram do princípio da indeterminação, utilizando improvisação como ferramenta composicional. As peças resultaram de improvisações e planejamentos em diferentes níveis durante o processo composicional. São enfocados os procedimentos acrescentados à minha prática composicional, como o uso de précomposição com planejamento da forma, e reaproveitamento de materiais oriundos de improvisação. São debatidos ainda alguns aspectos ligados ao uso de indeterminação e improvisação.
Abstract This study aims at presenting a portfolio of compositions comprising worksheets, video and audio recordings, and the description of the composition processes of the following works: Conversando a Gente se Entende - flute, clarinet, violin, cello, piano, percussion; Trova - viola, bassoon, piano; Oração - 4 trombones; Trio para Madeiras - flute, clarinet, bassoon; and Páscoa de San Juan - viola, electric bass, bassoon, voice, scenic movement, and pre-recorded part. The motivational aspects found in the composition process are characterized by the principle of indetermination, through which improvisation is used as a tool in the process of composing. The works result from the use of improvisation and planning at different levels during the composition process. The present study also focus on the procedures added to my personal practice in composition, such as the use of precomposition with shape planning, and the reuse of material found in improvisation. Moreover, it discusses some aspects related to the use of indetermination and improvisation.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17396
Arquivos Descrição Formato
000715628.pdf (4.191Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000715628.zip (61.50Mb) Música Arquivo ZIP Visualizar/abrir
000715628-02.zip (65.60Mb) Trabalho completo zipado Arquivo ZIP Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.