Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCaimi, Cláudia Luizapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-28T02:33:21Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1517-3453pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174010pt_BR
dc.description.abstractEste texto propõe a discussão da importância da imaginação e do lúdico na formação do saber e das razões históricas que excluíram esse saber do conhecimento. Apresenta o discurso filosófico grego como a origem do pensamento racional ocidental, que se constitui a partir da oposição com o pensamento veiculado no discurso mito- poético. Caracteriza o discurso da razão a partir de uma lógica da não contradição e o discurso mito-poético constituído por uma lógica da ambigüidade. Também é evidenciada a continuidade dessa divisão no pensamento do séc. XVII, a partir da afirmação da confiança em uma razão que se funda na lógica causal e opositiva. Reitera-se a ideia de que o saber produzido pelo pensamento mito-poético acolhe a experiência e as possibilidades de produzir conhecimento, oferecidas pela abertura à pluralidade, à alteridade e ao descentramento da subjetividade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the importance of imagination and ludicism in the formation of lore and the historical reasons that excluded that lore from knowledge. It shows the Greek philosophical discourse as the source of Western rational thinking, which is constituted from the opposition to the thought conveyed in mytho-poetic discourse. The present work characterizes the discourse of reason from a logic of non-contradiction and the mytho-poetic discourse consists of a logic of ambiguity. It also shows the evidence for the continuation of this division in the thinking of the 17th century, from the statement of confidence on a reason based on causal and oppositional logic. We reiterate the idea that lore produced by the mytho-poetic thinking includes the experience and the possibilities of producing knowledge offered by the openness to diversity, otherness and the decentralization of subjectivity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNonada : letras em revista. Porto Alegre. Vol. 1, n. 15 (2010), p. 57-75pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImaginationen
dc.subjectLudismopt_BR
dc.subjectPlayfulnessen
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectReasonen
dc.subjectRazãopt_BR
dc.subjectLoreen
dc.titleConhecimento literário : a experiência da pluralidadept_BR
dc.title.alternativeLiterary knowledge : the experience of pluralityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000893145pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples