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Transmissão de preços entre os mercados do etanol e da gasolina desde o lançamento dos carros flex-fuel, no mercado brasileiro

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Transmissão de preços entre os mercados do etanol e da gasolina desde o lançamento dos carros flex-fuel, no mercado brasileiro

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Título Transmissão de preços entre os mercados do etanol e da gasolina desde o lançamento dos carros flex-fuel, no mercado brasileiro
Autor Tello Gamarra, Jorge Estuardo
Orientador Waquil, Paulo Dabdab
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Assunto Cadeia produtiva
Etanol
Gasolina
Mercado de combustíveis
[en] Ethanol
[en] Flex fuel
[en] Gasoline
[en] Market integration
[en] Prices transmission
Resumo Quando dois ou mais mercados, anteriormente separados, começam a apresentar certa convergência de preços, diz-se que eles estão integrados. Geralmente, os pesquisadores têm objetivado o estudo da integração entre mercados externos e internos (integração espacial) ou entre os diferentes elos de uma cadeia produtiva (integração vertical), mas de um único produto. Após uma importante mudança na tecnologia, concretizada através do lançamento dos motores flex-fuel no Brasil, a presente pesquisa teve por desafio analisar a existência de integração entre os mercados da gasolina e do etanol, dita como "integração de mercados por substituição". Para tal fim, e depois de filtradas as séries de preços mediante os testes de estacionariedade (Dickey-Fuller Aumentado e Phillips-Perron), foi feito uso de modelos de transmissão de preços, mais especificamente os testes de Cointegração, o do Mecanismo de Correção de Erro (MCE) e o da Causalidade. No período em análise (de março de 2003 até julho de 2008), foi constatada a presença de cointegração entre os dois mercados. Também foi observado que um incremento de 1% no preço da gasolina é responsável por um incremento de 2,74% no preço do etanol. Ainda que tenha sido pequeno o parâmetro do Mecanismo de Correção de Erro obtido, ele indica que é possível relacionar o comportamento de curto com o de longo prazo, nas séries analisadas. Dos resultados obtidos, pode-se concluir que os mercados do etanol e da gasolina estão integrados a longo prazo, onde variações no preço da gasolina causam variações no do etanol (GRANGER, 1969).
Abstract When two or more markets, previously separated, start showing a price convergence, it is possible to say that they are integrated. Usually, the researchers have focused the integration study between external and internal market (spatial integration) or between the different links of a productive chain (vertical integration), but just of an unique product. After an important technological change, materialized in the releasing of flex-fuel motors in Brazil, this work had as a challenge analyze the existence of the integration between the gasoline and ethanol markets, referred as "integration of substitution markets". Therefore, after filtering the prices series through stationary tests (Augmented Dickey-Fuller and Phillips-Perron), it was made the use of price transmission models, specifically the cointegration tests, and the Error Correction Mechanism (ECM) and the causality. In the analyzed period (from March 2003 to July 2008), it was verified the existence of cointegration between the two markets. Also it was observed that an increase of 1% in the gasoline price is responsible for the increase in 2.74% of the ethanol price. Although it was small the parameter of the correction mechanism in the obtained error, it points out that is possible to relate the behavior in the short and long term, in the analyzed series. Taking in consideration the obtained results, we arrived to the conclusion that the ethanol and gasoline markets are integrated in the long term, where variations in the gasoline price cause variations in the ethanol market.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17414
Arquivos Descrição Formato
000716409.pdf (894.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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