Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho consiste no relato de uma vivência didática oportunizada pela disciplina Estágio de Docência em Física, do Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 10 horas-aula seguidas de 15 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. A turma escolhida era de segundo ano do Ensino Médio e cujo conteúdo científico da regência foi Astronomia. O trabalho teve como base teórica fundamentada na teoria sociocultural de Lev Vygot ...
Este trabalho consiste no relato de uma vivência didática oportunizada pela disciplina Estágio de Docência em Física, do Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 10 horas-aula seguidas de 15 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. A turma escolhida era de segundo ano do Ensino Médio e cujo conteúdo científico da regência foi Astronomia. O trabalho teve como base teórica fundamentada na teoria sociocultural de Lev Vygotsky associado à perspectiva CTS para a educação científica. E, como fundamentação epistemológica, foi escolhido a filosofia de ciência de Thomas Kuhn. A conclusão dessa estratégia e experiência permitiu julgar ser possível combinar o desenvolvimento social e do pensamento reflexivo crítico com o ensino de Física. Uma experiência afetiva, efetiva e marcante para os futuros professores que desejam ingressar nesse caminho de constante aprendizagem. ...
Abstract
This work consists in the report of a didactic experience offered by the Teaching Practice in Physics, from the Physics Institute of UFRGS. Ten hours of class were observed followed by 15 hours of regency classes, held at the UFRGS Application College during the second semester of 2017. The chosen class was a second year of high school and whose scientific content of the regency was Astronomy. The work was based on Lev Vygotsky's sociocultural theory in association with CTS perspective for scie ...
This work consists in the report of a didactic experience offered by the Teaching Practice in Physics, from the Physics Institute of UFRGS. Ten hours of class were observed followed by 15 hours of regency classes, held at the UFRGS Application College during the second semester of 2017. The chosen class was a second year of high school and whose scientific content of the regency was Astronomy. The work was based on Lev Vygotsky's sociocultural theory in association with CTS perspective for scientific education. And, as an epistemological foundation, Thomas Kuhn's philosophy of science was chosen. The conclusion of this strategy and experience allowed us to judge that it is possible to combine social development and critical reflexive thinking with the teaching of Physics. An affective, effective and striking experience for future teachers who wish to enter this path of constant learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Física (452)
Este item está licenciado na Creative Commons License