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A efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computação

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A efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computação

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Título A efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computação
Autor Máximo, Luis Fernando
Orientador Barone, Dante Augusto Couto
Co-orientador Carvalho, Marie Jane Soares
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Avaliação da aprendizagem
Ensino à distância
Informática na educação
[en] Computerized feedback
[en] Computers in education
[en] Distance education
[en] Self-regulation of learning
Resumo O objetivo desta Tese é analisar a efetividade de feedbacks informatizados sobre a auto-regulação da aprendizagem em um de curso superior a distância na área de Computação. A análise se deu a partir do desenvolvimento de um estudo de caso. O caso estudado constituiu-se da observação de registros provenientes da interação de alunos com uma ferramenta para a exercitação da construção de algoritmos em um curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância. Comparamos os registros de feedbacks fornecidos pela ferramenta com o alcance do objetivo do aluno em construir um algoritmo sem erros de sintaxe verificados em tempo de execução. Conjuntamente analisamos o projeto pedagógico do curso que, à época deste estudo, atendia aproximadamente cinco mil alunos dispersos no território nacional. Para a análise e a discussão dos dados coletados foi construída uma fundamentação teórica tratando sobre educação a distância, avaliação e mediação da aprendizagem. A partir dos resultados de testes estatísticos de significância e correlação analisamos, dentro das condições de comunicação, estrutura e autonomia do curso, a efetividade dos feedbacks informatizados sobre a auto-regulação da aprendizagem dos alunos. Entre os principais resultados destacamos a constatação de que os feedbacks informatizados apresentam forte correlação com a auto-regulação da aprendizagem, no entanto, não podem ser apontados como causa direta de tal auto-regulação. Esperamos que esta Tese possa contribuir para a criação de recursos e sistemas informatizados capazes de ajudar estudantes a assumirem papéis mais ativos e determinantes nos seus próprios processos de aprendizagem, sobretudo, em cursos a distância.
Abstract The aim of this Thesis is analyzing the effectiveness of computerized feedback on self-regulation of learning in a distance education course of computation. The analysis was developed from a case study. The case study was developed from the observation of the students interactions with a tool for algorithms construction in a distance education course of Technology in Development and Systems Analysis. The records of feedback provided by the tool were compared with the reach of the student's goal in construct an algorithm with no runtime syntax errors. It was analyzed too the pedagogical project of the course that at the time of this study had approximately five thousand students scattered in the national territory. For analysis and discussion of the collected data was built a theoretical basis addressing distance education, assessment and mediation of learning. From the results of statistical tests of significance and correlation we analyzed within the conditions of communication, structure and autonomy of the course, the effectiveness of computerized feedback on self-regulation of students' learning. Among the key findings highlight the fact that the feedback systems have strong correlation with self-regulation of learning, however, can not be described as direct cause of such self-regulation. We hope that this thesis may contribute to the creation of resources and systems capable of helping students to take more active and decisive roles in their own learning processes especially in the distance courses.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/17432
Arquivos Descrição Formato
000716255.pdf (1.899Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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