Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Maria Goreti Fariaspt_BR
dc.contributor.authorAlves, Julliana Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T02:25:48Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174356pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho está inserido no contexto de participação e avaliação escolar e tem como objetivo geral identificar e analisar se houve estímulo para os alunos participarem dos processos democráticos da instituição escola. Buscando responder à pergunta: “existe estímulo para a participação discente na gestão escolar das escolas estaduais da 1° Coordenadoria Regional?”, foi escolhido o indicador 43 do caderno 2 do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul durante as respostas dos anos de 2012, 2013 e 2014. Este estudo desenvolveu-se a partir de uma metodologia qualitativa através da análise de conteúdos e foi dividido em quatro etapas: apropriação teórica sobre a legislação educacional, sobre os preceitos da gestão democrática, sobre a participação e significados de autonomia; análise das justificativas e pontuação; categorização; e, análise das categorias. Verificou-se, que, durante os três anos da avaliação, as escolas apresentaram novas ações para garantir o estímulo à participação, refletindo em suas auto avaliações, e que tal estímulo estaria relacionado à relação dos professores e profissionais da escola, à participação dos pais na vida escolar e à vontade dos estudantes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleGestão Democrática e Participação Discente : um olhar sobre a avaliação diagnóstica do Sistema Estadual de Avaliação Participativa – SEAP/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062263pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples