Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSperrhake, Renatapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ingrid Erci Flack dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T02:26:15Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174367pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de evidenciar e analisar conjuntos de procedimentos metodológicos utilizados por mim e mais duas colegas durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado no primeiro semestre de 2017, com vista ao avanço das crianças na apropriação do sistema de escrita alfabética. Como referencial teórico abordo a história dos métodos de alfabetização no Brasil e posteriormente o conceito de letramento, com o objetivo de compreender o que se entende por alfabetização nos dias de hoje. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa se configura como um estudo de caso tendo como ferramentas metodológicas a análise documental dos Diários de Classe das três alunas, entrevistas e questionários. Para delimitar os eixos de análise, baseei-me na mais recente publicação de Magda Soares, Alfabetização: a questão dos métodos (2016), a partir da qual organizei as análises em três partes: na primeira abordo os aspectos socioculturais e interativos envolvidos no ensino da língua nas turmas de alfabetização pesquisadas, ou seja, o letramento; no segundo eixo trato das questões linguísticas da alfabetização, sendo esse o foco primordial desta pesquisa e, por último, apresento e analiso três conjuntos de procedimentos didáticos utilizados pelas três alunas estagiárias e que se mostram potentes do ponto de vista do que apresento ao longo da pesquisa. Destaco ainda que esse movimento de retomada da prática pedagógica é fundamental para o aprimoramento da formação profissional docente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização inicial de crianças : um estudo sobre conjuntos de procedimentos para apropriação do sistema de escrita alfabéticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062120pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples