Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Jusamara Vieira dept_BR
dc.contributor.authorCunha, Elisa da Silva ept_BR
dc.date.accessioned2009-10-14T04:17:12Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17453pt_BR
dc.description.abstractAs escolas de música são espaços de reconhecida importância como instâncias de formação e atuação profissional em música no Brasil. Com o objetivo de compreender a escola de música em suas singularidades, esta tese parte da perspectiva da sociologia das instituições escolares, e de um estudo de caso realizado numa escola de música particular na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas e observações. Apoiado em autores como Estevão (1998), Castanho (2007) e Derouet (2000), o estudo mostra que a escola é vista, sobretudo, como um lugar para aprender e ensinar música, dotado de permanência, com missões próprias e sustentado por valores; com procedimentos próprios e com recursos instrumentais pertinentes. Estudar a escola de música enquanto instituição educativa, pode trazer para a área a consciência dos diferentes aspectos constituintes da escola, fazendo deles pontos de partida para a discussão da escola de música como campo de atuação profissional e de formação musical.pt_BR
dc.description.abstractMusic schools are places of acknowledged importance as venues for music education and professional performance in Brazil. In order to understand the music school in its singularities, this study adopts the perspective of the sociology of educational institutions, and of a case study conducted in a private music school in Porto Alegre, RS, Brazil. The techniques of data collection used were interviews and observations. Supported by authors such as Estevão (1998), Castanho (2007), and Derouet (2000), the study shows that the school is seen mainly as a place to learn and teach music, characterized by permanence, with its own missions and supported by values; with its own procedures and pertinent instrumental resources. Studying the music school as an educational institution can bring to this area the awareness of the various aspects that constitute the school, making them the starting points for the discussion of the music school as a field of professional performance and music education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrivate school of musicen
dc.subjectEducação musical : Escolapt_BR
dc.subjectEscola de musicapt_BR
dc.subjectSchool institutionsen
dc.subjectEducação musical : Sociologiapt_BR
dc.subjectMusical developmenten
dc.subjectSociology of music educationen
dc.subjectInstituições escolarespt_BR
dc.subjectMusica : Professores : Formacaopt_BR
dc.titleCompreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000717990pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples