Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorRossi, Clarissa Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-12T02:33:44Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174631pt_BR
dc.description.abstractA sociedade está passando por mudanças tecnológicas, sociais, culturais, científicas e político institucional. Neste conjunto de mudanças, as instituições financeiras que não se adequarem às transformações, comprometerão a sua própria existência. Dessa forma, há uma preocupação com a melhoria no ambiente de trabalho e com a satisfação dos inúmeros usuários em relação ao clima presente na instituição. O presente estudo visa caracterizar e analisar o impacto da liderança dos gestores no clima organizacional de duas agências bancárias, localizadas em Porto Alegre, verificando a percepção dos funcionários em relação às variáveis que envolvem o clima organizacional e sua satisfação em relação ao trabalho, através da Escala de Clima Organizacional e da Escala de Satisfação no Trabalho, propostas por Siqueira (2008), além de um instrumento adaptado do desenvolvido por Melo (2004), a fim de traçar o perfil de cada líder. Para o alcance dos objetivos geral e específicos desenvolveu-se um estudo de caso quantitativo, aplicado em 30 funcionários das duas agências selecionadas. Como resultado, constatou-se que o líder gera impactos no clima organizacional, podendo resultar positivamente, como notamos em uma agência ou negativamente, como na segunda agência.pt_BR
dc.description.abstractSociety is going through technological, social, cultural, scientific and institutional political changes. In this set of changes, the financial institutions that do not adapt to the transformations, will jeopardize their own existence. In this way, there is a concern with the improvement in the work environment and with the satisfaction of the innumerable users in relation to the present climate in the institution. The present study aims to characterize and analyze the impact of managerial leadership, in the organizational climate, of two bank branches, located in Porto Alegre, verifying the perception that employees have regarding the variables that involve the organizational climate and their satisfaction with the work, through the Organizational Climate Scale and the Work Satisfaction Scale, proposed by Siqueira (2008), as well as an adapted tool developed by Melo (2004), in order to outline the profile of each leader. To achieve the general and specific objectives, a quantitative case study was developed, applied to a total of 30 employees, of the two selected agencies. As a result, it was verified that the leader generates impacts on the organizational climate, and can be positive, as we noticed in one agency or negatively, as in the second agency.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational Climateen
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectJob Satisfactionen
dc.subjectLeadershipen
dc.titleO impacto da liderança no clima organizacional : um estudo comparativo de duas agências bancáriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063850pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples