Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRhoden, Marisa Ignez dos Santospt_BR
dc.contributor.authorZilli, Giorgio Philippipt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T02:27:33Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174744pt_BR
dc.description.abstractA administração pública no Brasil é um tema bastante estudado e criticado por diversos autores, pois ainda está imersa em dúvidas acerca das melhores governanças, práticas de gestão e estruturas organizacionais que impactem positivamente o desempenho e, consequentemente, promova o crescimento e vigor dessas instituições. O setor da administração pública em nosso país é constantemente criticado pela disfunção da burocracia pertinente ao sistema, bem como a dificuldade de acompanhar as mudanças que são vivenciadas pelo setor privado, por exemplo. No presente trabalho, é realizado um estudo de caso no Departamento de Gestão Integrada (DGI) da PROPLAN – UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que passou por mudanças na sua atuação e função como departamento perante a instituição. As modificações que foram propostas ao departamento podem ser divididas em dois campos. O primeiro em relação à orientação e função do departamento como um todo, que também influenciou uma mudança de mesmo teor em suas divisões internas. O segundo campo, pelo qual as modificações passaram, é o da força de trabalho, ou seja, pessoas. Em outras palavras, uma realocação de funções que promovesse um melhor aproveitamento das competências dos membros foi promovida. O presente estudo traça um paralelo entre o período anterior as modificações em contraste com o período após as modificações, verificando, junto ao departamento, questões ligadas ao desempenho e satisfação das pessoas que trabalham nesse espaço. Com os resultados, foi possível concluir que houve um aumento na satisfação geral dos membros, bem como aspectos relativos ao desempenho foram impactados positivamente pelas mudanças promovidas no DGI.pt_BR
dc.description.abstractPublic administration in Brazil is a theme widely studied and criticized by authors in this area, because it stills immerged in doubts concerning the best managing practices, governance and organizational structures that impact positively the performance and, as a result, generate growth in this kind of institutions. The public administration sector in Brazil is constantly criticized by its burocracy disfunction related to the system it is involved, as well as a strong effort to be up to date with the changes that happen in the private sector of the economy. In this study, its presented a case study in the “Departamento de Gestão Integrada - (DGI)” which can be understood as the department responsible for the strategy deployment in the institution, that has been under several changes in its function an operation towards the university (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). The changes on the department can be split in two, in order to be easily understood. The first is related to the orientation and function of the entire department, that influenced changes in its intern divisions. The second point in which the changes went through is people functions in the department. In other words, shifts in personal roles in the department aiming a better exploitation of each ones capacities and competences was implemented. This case study draws a parallel between the period before the changes and after them, verifying issues linked to the department’s overall performance and personal satisfaction with the role each person has in the organization. Analyzing the results, it was possible to conclude an increase in people satisfaction and aspects related to the department’s performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic Administrationen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectSatisfactionen
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectGovernanceen
dc.titleEstudo de caso : avaliação do impacto no desempenho e satisfação da força de trabalho com a reestruturação organizacional do departamento de gestão integrada (DGI) - UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064005pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples