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dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorGrasel, Karina Bergoncipt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T02:27:45Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174771pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho nasceu da união dos temas empreendedorismo social e economia compartilhada. Cada vez mais representativos, acredita-se que a análise desses fenômenos de forma conjunta pode contribuir ao incentivar que cada vez mais projetos sociais empreendedores saiam do papel por meio do financiamento coletivo. O empreendedorismo social, ao resolver uma problemática social ou melhorar uma solução ou serviço já disponível no mercado, aliado à mobilização de recursos através da própria sociedade, desempenha um papel de suma importância e impacto substancial nas mais variadas esferas do país. Objetiva-se compreender como mais projetos de empreendedorismo social podem não só fazer uso do crowdfunding, mas de que forma devem direcionar suas estratégias e esforços para que alcancem o montante que necessitam para realiza-los. A pesquisa realizada para tanto é de natureza qualitativa, exploratória e executada seguindo as premissas da técnica de entrevistas em profundidade. Percebeu-se uma convergência de opiniões a partir do cruzamento das percepções coletadas com os três públicos envolvidos no processo: empreendedores socais, doadores e plataformas de financiamento coletivo. Aponta-se a relevância e viabilidade da causa do projeto ou campanha, planejamento e direcionamento da comunicação de forma clara e efetiva para a mobilização da rede.pt_BR
dc.description.abstractThis essay has its origin in the combination of social entrepreneurship and sharing economy concepts. Increasingly representative, it is believed that the analysis of these phenomena together may contribute by encouraging more entrepreneurial social projects to get out of the paper trough crowdfunding. When social entrepreneurship based on solving a social problem or improving a solution or service already available on the market is combined with the mobilization of resources through society itself, it plays a role of great importance and substantial impact in the most varied spheres of the country. This thesis aims to comprehend how more social entrepreneurship projects can not only make use of crowdfunding but how they should target their strategies and efforts so they can reach the amount needed to accomplish them. The research carried out for this purpose is qualitative and exploratory following the premises of in-depth interviews methodology. There was a convergence of opinions from the crossing of the perceptions collected with the three target markets involved in the process: social entrepreneurs, donors and crowdfunding websites. It was pointed out the relevance and feasibility of the cause of the project or campaign, planning and targeting the communication in a clear and effective way to mobilize the network.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSharing economyen
dc.subjectAção socialpt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCrowdfundingen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.titleEconomia colaborativa : o poder do crowdfunding na promoção de ações sociais.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064031pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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