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dc.contributor.advisorRossoni, Eloápt_BR
dc.contributor.authorBusatto, José Ricardopt_BR
dc.contributor.authorTrein, Raíssa Carrionpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-26T02:32:48Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175025pt_BR
dc.description.abstractCom a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), foram necessárias mudanças curriculares que preparassem os profissionais para atuar em equipe na rede de saúde. No início do século XXI passaram a ser implementadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que trouxeram várias mudanças, dentre as quais se destaca a inserção do aluno de graduação no SUS. O objetivo desse estudo é analisar as percepções dos egressos do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS), acerca da construção de competências colaborativas, durante a formação acadêmica nos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) no SUS. Trata-se de um estudo de natureza descritiva com sistematização e análise de dados qualitativos e quantitativos. Inicialmente 134 egressos da Faculdade de Odontologia da UFRGS (FO-URGS) que vivenciaram os ECS entre 2012/1 e 2016/1, responderam a um questionário online. Com uma amostra intencional de 14 egressos, representativa de cada semestre, sendo um egresso inserido no serviço público e outro no privado, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade. O material quantitativo foi submetido à análise descritiva e é apresentado na unidade de análise: Caracterização e inserção dos egressos. O material qualitativo produzido passou por análise sistemática de dados e foi organizado em duas unidades de análise: Contribuições e fragilidades dos estágios para a formação profissional e Construção de competências colaborativas. A maioria dos egressos participantes (67,7%) são do sexo feminino e estão atuando em Porto Alegre ou região metropolitana (78,6%), estando 29,1% deles vinculados a serviços públicos de saúde. É destacada a satisfação dos alunos com os ECS, que os descrevem como de indispensável importância para sua formação. Dentre as competências colaborativas construídas por meio das experiências nos estágios a que mais se destaca (85,3%) é o aprendizado de trabalhar em equipe, a qual sempre é lembrada como enriquecedora e fundamental para o tratamento integral e humanizado do usuário. Conclui-se que o trabalho em equipe, bem como diversas outras práticas, ganha espaço no currículo por meio dos ECS, principalmente do ECS I, cumprindo as DCN ao oportunizar experiências únicas. A FO-UFRGS tem obtido sucesso na formação de profissionais voltados para atuação no SUS, tendo um percentual considerável de egressos vinculados aos serviços públicos de saúde, o que mostra o quão importante têm sido os estágios ao promover o contato dos alunos com a rede de saúde pública.pt_BR
dc.description.abstractWith the implantation of the Unified Health System (SUS), curricular changes were required to prepare the professionals to work as a team in the health network. At the beginning of the 21st century, the National Curricular Guidelines (DCN) were implemented, which brought several changes, among which the insertion of undergraduate students in the SUS. The objective of this study is to analyze the perceptions of the graduates of the Dentistry course of the Dental School of the Federal University of Rio Grande do Sul (FO-UFRGS), about the construction of collaborative competences during the academic training in Supervised Curricular Stages (ECS) at the SUS. It is a descriptive study with systematization and analysis of qualitative and quantitative data. Initially 134 graduates of the Faculty of Dentistry of UFRGS (FO-URGS) who experienced the ECS between 2012/1 and 2016/1, answered an online questionnaire. An intentional sample representative of each semester, with one egress inserted in the public service and another in the private, underwent semi-structured interviews in depth. The quantitative material was submitted to descriptive analysis and the qualitative material produced was systematically analyzed and producing two analysis unit. The majority of the participants (67.7%) are female and are working in Porto Alegre or metropolitan region (78.6%), 29.1% of which are linked to public health. The students' satisfaction with the ECS is highlighted, which describes them as of essential importance for their formation. Among the collaborative skills built through the most important stages (85.3%), is the learning to work as a team, which is always remembered as enriching and fundamental for the integral and humanized treatment of the user. It is concluded that teamwork, as well as several other practices, gains space in the curriculum through the ECS, mainly ECS I, fulfilling the DCN by providing unique experiences. FO-UFRGS has been successful in training professionals with a critical, human profile and focused on the needs of the population, having a large percentage of former students linked to the SUS, which shows how much important are being the stages to promote the students contact with the public health network.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectDentistryen
dc.subjectEstágiospt_BR
dc.subjectCompetency based educationen
dc.subjectHealth servicesen
dc.subjectEducação baseada em competênciaspt_BR
dc.subjectEducation in dentistryen
dc.titleConstrução de competências colaborativas nos estágios curriculares no SUSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063920pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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