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O marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasil

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O marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasil

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Título O marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasil
Autor Gônfio, Vanessa Cristina Fávaro
Orientador Luce, Fernando Bins
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Estratégia de marketing
Marca
Marketing esportivo
[en] Management of marks in the sport
[en] Sportive marketing
[en] Sportive sponsorship
Resumo Este trabalho tem por objetivo verificar quais as contribuições da estratégia de marketing esportivo para a agregação de valor à marca Banco do Brasil. Para tanto, foi realizado uma revisão de literatura sobre o tema e uma investigação de dados mercadológicos. Além disso, foram analisados dados fornecidos pela Diretoria de Marketing esportivo do Banco do Brasil e realizadas entrevistas com pessoas que trabalham na diretoria de marketing do Banco do Brasil. A elaboração deste trabalho proporcionou o levantamento de uma série de questões importantes com relação ao marketing esportivo, onde foi possível constatar que uma estratégia de marketing esportivo deve ser muito bem planejada e analisada de acordo com o seu público alvo e com os objetivos que a empresa pretende atingir. O presente trabalho, inicialmente, contém um embasamento teórico sobre marketing, marca, posicionamento e imagem, marketing esportivo, patrocínio esportivo e gestão de marcas no esporte, e, a seguir foi aprofundado o estudo de caso da estratégia de rejuvenescimento da marca do Banco do Brasil. Ao final apresentam-se algumas considerações sobre como o marketing esportivo pode influenciar na construção e valorização de uma marca. Ou seja, contatou-se que as ações de marketing esportivo são estratégias fundamentais para a valorização da marca, contudo, antes de aplicá-las devem-se ter bem claros os objetivos os quais a empresa pretende atingir, para então escolher em qual modalidade de esporte pretende atuar. As características do esporte têm que ser condizentes com os valores e objetivos da empresa.
Abstract This article has for objective to verify which the contributions of the strategy of sportive marketing for the aggregation of value to the mark Bank of Brazil. For in such a way, it was carried through a revision of literature on the subject and an inquiry of marketing data. Moreover, they had been analyzed given supplied for the Direction of sportive Marketing of the Bank of Brazil and carried through interviews with people who work in the direction of marketing of the Bank of Brazil. The elaboration of this work provided the survey of a series of important questions with regard to the sportive marketing, where it was possible to evidence that a strategy of sportive marketing must very be planned and be analyzed in accordance with its white public and with the objectives well that the company intends to reach. The present work, initially, contains a theoretical basement on marketing, mark, positioning and image, sportive marketing, sportive sponsorship and management of marks in the sport, and, to follow were deepened the study of case of the strategy of younger of the mark of the Bank of Brazil. To the end some consideration are presented on as the sportive marketing can influence in the construction and valuation of a mark. That is, it was contacted that the actions of sportive marketing are basic strategies for the valuation of the mark, however, before applying them the objectives must be had well clear which the company intend to reach, for then choosing in which modality of sport it intends to act. The characteristics of the sport have that to be connected with the values and objectives of the company.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/17507
Arquivos Descrição Formato
000718449.pdf (734.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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