Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmador, Tania Alvespt_BR
dc.contributor.authorMaszlock, Virgínia Petrinipt_BR
dc.date.accessioned2018-04-27T02:44:11Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175150pt_BR
dc.description.abstractA partir da hipótese de que pessoas leigas, ou seja, “não profissionais” de saúde, apresentam baixo conhecimento sobre medicamentos, o estudo teve por objetivo identificar por meio de uma revisão integrativa as variáveis que interferem no letramento em saúde relacionado ao uso de medicamentos por pacientes atendidos em serviços de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa que por definição sintetiza resultados obtidos em pesquisas oferecendo informações amplas sobre um tema, e pode ter diferentes finalidades, como definir conceitos, revisar teorias ou analisar métodos de estudos, permite a inclusão simultânea de pesquisa quase-experimental e experimental e combinando dados de literatura teórica e empírica. Realizada no período de janeiro a abril de 2016, foram utilizadas as bases de dados MEDLINE/PubMed, LILACS, SciELO, Google Acadêmico e BDTD. O levantamento abrangeu publicações nacionais e internacionais, em português, inglês ou espanhol, no intervalo de janeiro/1996-janeiro/2016, usando as palavras chave “health literacy”, “health education”, “medication knowledge”, “patient medication knowledge”, “patient”, “medication”, “education” e “patient*participation”. Os critérios de inclusão foram: idade >18 anos, ambos os sexos, qualquer país ou nível socioeconômico; usar técnicas de medir letramento e os de exclusão: estudos com grupos étnicos e camadas sociais pré-definidos; crianças ou seus cuidadores, gravidez, doenças específicas, etc. Foram identificados 637 estudos e excluídos 609 por diversos motivos, restando 28 na amostra final. Os países com maior número de estudos recuperados foram Estados Unidos, Brasil e Espanha, respectivamente, sendo a maior concentração a partir de 2009. Em relação ao delineamento científico dos estudos: 23 eram de natureza quantitativa, 3 qualitativos e 2 mista (quali-quantitativo). As principais questões sobre medicamentos estudadas foram: relação entre o nível educacional e o letramento funcional em saúde, a relação entre conhecimento de medicamentos, adesão à terapia e intervenções educativas. Sobre os métodos para identificar/avaliar o letramento em saúde o TOFHLA, a sua versão reduzida (S-TOFHLA) e REALM foram usados em dois estudos cada um deles. Em 17 estudos os questionários foram desenvolvidos pelos próprios pesquisadores e em três estudos foi também avaliada a adesão pelo Morisky-Green. A pesquisa de letramento em saúde pode auxiliar em programas sobre o uso racional de medicamento, pois parece existir uma correlação positiva entre letramento funcional em saúde e conhecimento sobre medicamentos, e este conhecimento está positivamente relacionado à adesão à terapia medicamentosa.pt_BR
dc.description.abstractBased on the hypothesis that lay people, i.e. "non-professionals" of health, have low knowledge regarding medicines, this study aimed to identify, through an integrative review, the variables that affect the health literacy related to the use of medicines by patients treated in health services. This is an integrative review which summarizes results obtained in scientific researches offering comprehensive information on a topic and can have different purposes, such as defining concepts, revising theories or analyzing study methods, it allows the simultaneous inclusion of quasi-experimental research and experimental, combining data from the theoretical and empirical literature. The research was carried out from January to April 2016, during this period, the database from MEDLINE/PubMed, LILACS, SciELO, Google Academic and BDTD were used. The search included national and international publications, in Portuguese, English or Spanish, in the period from January 1996 to January 2016, using the keywords "health literacy", "health education", "medication knowledge", "patient medication knowledge", "Patient", "medication", "education "and" patient*participation". The inclusion criteria were: age>18 years old, both sexes, any country or socioeconomic level; to use literacy and exclusion techniques: studies with pre-defined ethnic groups and social strata; children or their caregivers, pregnancy, specific diseases, etc. 637 studies were identified and 609 were excluded for several reasons, leaving 28 in the final sample. The countries with the highest number of studies recovered were the United States, Brazil and Spain, respectively, with the highest concentration starting from 2009. Regarding the scientific design of the studies: 23 were quantitative, 3 qualitative and 2 mixed (qualitative-quantitative). The main questions related to the studied drugs were: the relationship between educational level and functional literacy in health, the relationship between knowledge of medicines, adherence to therapy and educational interventions. On methods to identify/evaluate health literacy in health, TOFHLA, its reduced version (S-TOFHLA) and REALM were used in two studies each of them. In 17 studies the questionnaires were developed by the researchers themselves and in three studies the adhesion by Morisky-Green was also evaluated. The health literacy research can assist programs on the rational use of medicines since there seems to be a positive correlation between functional literacy in health and knowledge about medicines, and this knowledge is positively related to adherence to drug therapy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth Literacyen
dc.subjectAssistência farmacêuticapt_BR
dc.subjectMedicamentospt_BR
dc.subjectIntegrative Reviewen
dc.subjectMedicinesen
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectPharmaceutical Careen
dc.titleLetramento funcional em saúde associado ao conhecimento de medicamentos : revisão integrativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001055559pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Farmáciapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Assistência Farmacêuticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples