Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoura, Ana Maria Mielniczuk dept_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Rejane Fernandes dept_BR
dc.date.accessioned2018-05-03T02:26:28Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175273pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta o mapeamento temático dos TCCs do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 2005 a 2016. Identifica os assuntos representados nas monografias e as tendências encontradas. Classifica os temas desenvolvidos nos trabalhos de conclusão, organizando-os de acordo com as áreas abordadas nas pesquisas nos GTs da ANCIB. Indica a produção das monografias por ano dentro do período analisado. Relaciona a baixa produção em parte do intervalo observado com a situação de evasão e retenção no curso. Analisa os percentuais de orientação dos professores e as áreas de maior desenvolvimento dos TCCs. Ressalta a importância da participação dos professores orientadores nos GTs e nos Programas de Pós Graduação, como forma de contribuição para o curso. Observa a concentração dos TCCs nos GTs 3, 4 e o crescimento dos trabalhos nas áreas dos GTs 6 e 7. Aborda sobre a necessidade de que a pesquisa se desenvolva de forma equilibrada na graduação, evitando-se grandes concentrações ou dispersões das demais áreas. Conclui que o trabalho realizado retrata o período observado e, portanto, salienta que é fundamental que outros estudos sejam desenvolvidos no futuro.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents the thematic mapping of the TCCs of the Library Science Course of the Federal University of Rio Grande do Sul from 2005 to 2016. Identifies the subjects represented in the monographs and the trends found. Classifies the subjects developed in the final papers, organizing it according to the thematics addressed in the research among the ANCIB GTs. Indicates the production of monographs for the year within the analyzed period. Relates to the low production in part of the observed interval, the situation of evasion and retention in the program. It analyzes the percentage of teachers' orientation and the areas of greatest development of the TCCs. It emphasizes the importance of the participation of the guiding teachers in the GTs and in the Graduate Programs, as a form of contribution to the course. It observes the concentration of TCCs in GTs 3, 4 and the growth of the works in the areas of GTs 6 and 7. It addresses the need for the research to develop in a balanced way in the graduation, avoiding major concentrations or dispersions of the other areas. It concludes that the work carried out portrays the observed period and, therefore, stresses that it is fundamental that other studies are developed in the future.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectThematic mappingen
dc.subjectTrabalhos de conclusão de cursopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectThematic trendsen
dc.subjectCompletion of course worken
dc.subjectLibrarianshipen
dc.titleTendências temáticas dos TCCs do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 2005 a 2016pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062414pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples