Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.contributor.authorLeite, Maria Cecília Loreapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-04T02:26:12Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175323pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como enfoque central a relação entre currículo, conhecimento e poder. Insere-se no campo da Pedagogia Jurídica. Discute as decisões pedagógicas no Ensino Jurídico, na perspectiva de contribuir para a reflexão sobre novas formas de conhecer a realidade do Direito e de repensar seus paradigmas. Embasa-se na teoria de Basil Bernstein. Metodologicamente centra-se nos seguintes aspectos dos cursos jurídicos: inscrição política, inscrição técnica e cultural, inscrição estrutural e ética, e inscrição dramatúrgica, para as quais autores, como Kant, Boaventura Santos, Popkewitz e Goffman também contribuem. Realiza, através de pesquisa qualitativa, um estudo de caso. As análises destacam o potencial da Pedagogia Jurídica como campo de conhecimento e a importância da formação docente, da pesquisa jurídica e das decisões pedagógicas no ensino jurídico. Ao final, apresenta uma proposta de socialização do discurso jurídico.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as its main focus the relation among curriculum, knowledge and power. It is inserted in the Legal Pedagogy field. It discusses the pedagogic decisions in the law teaching, in the perspective of contributing to the reflection about new means of knowing the reality of the Law and rethinking its paradigms. It is based in Basil Bemstein's theory. Methodologically it focuses in the following aspects o f the Law courses: poli ti cal inscription, technical and cultural inscription, structural and ethical inscription, and dramaturgic inscription, for which authors, such as Kant, Boaventura Santos, Popkewitz e Goffman also contributed. It realizes, through qualitative research, a case study. The analysis emphasizes the potential of Legal Pedagogy as a knowledge field and the relevance of professors' training, of the Law research and the pedagogic decisions in the teaching of Laws. Finally, it presents a proposal o f socialization o f the Law discourse.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversityen
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectInovationen
dc.subjectUniversitary pedagogyen
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectLegalpedagogyen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleDecisões pedagógicas e inovações no ensino jurídicopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000400284pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples