Repositório Digital

A- A A+

Produção colaborativa e diálogo-problematizador mediados pelas tecnologias da informação e comunicação livres

.

Produção colaborativa e diálogo-problematizador mediados pelas tecnologias da informação e comunicação livres

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Produção colaborativa e diálogo-problematizador mediados pelas tecnologias da informação e comunicação livres
Autor Abegg, Ilse
Orientador Muller, Felipe Martins
Co-orientador Franco, Sérgio Roberto Kieling
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Ambiente virtual
Aprendizagem colaborativa
Mediação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Collaborative learning
[en] Information and communication
[en] Mediation
[en] Moodle
[en] Virtual environment
[en] Wiki
Resumo Investigamos o potencial colaborativo mediador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) livres, por meio da ferramenta de atividade wiki do Moodle. A meta era mudar o modo de produção no processo escolar presencial, semi-presencial e a distância e maior fluência em Ciência e Tecnologia na vida cotidiana. Propusemos a realização de um processo de investigação-ação escolar, com atividades de estudo mediadas pelo wiki do Moodle. Nos balizamos pelos conceitos de diálogo-problematizador, colaboração e autonomia, essenciais na interação escolar mediada pelas TIC livres, em especial nos Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. Como resultado principal sinalizamos limites, desafios e avanços da referida mediação tecnológica educacional no escopo colaborativoescolar.
Abstract In this work we have investigated the collaborative mediation potential of free Communication and Information Technologies (CIT) present at the activity tool in Moodle's wiki. The objective was to change the way production occurs at presence, semi-presence and distance school processes and, to give greater fluency to Science and Technology in daily life. It was proposed the implementation of a school action research process with the school activities mediated by Moodle's wiki. We monitored our work with the concepts of a problem posing dialogue, collaboration and autonomy that are essential to school interactions mediated by free CIT, especially in a Virtual Teaching and Learning Environment. As a result from this work we delimitated the limits, challenges and advances of this educational technological mediation in a school collaborative scope.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/17550
Arquivos Descrição Formato
000716871.pdf (5.621Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.