Repositório Digital

A- A A+

A formação em arquivologia na cidade de Porto Alegre: dos cursos livres à graduação universitária

.

A formação em arquivologia na cidade de Porto Alegre: dos cursos livres à graduação universitária

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A formação em arquivologia na cidade de Porto Alegre: dos cursos livres à graduação universitária
Autor Navarro, Vinícius Mitto
Orientador Berwanger, Ana Regina
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Arquivologia
Ensino superior
Formação profissional
Porto Alegre (RS)
[es] Archivología
[es] Formación
[es] Porto Alegre
Resumo Este estudo apresenta um mapeamento sobre as possibilidades de formação em Arquivologia na cidade de Porto Alegre. Analisa o estudo desta área do conhecimento, a partir de outras ciências, bem como de si mesma, tendo como recorte temporal os anos de 1978 a 2008. Constata os variados níveis de formação em Arquivologia que existiram, desde disciplinas isoladas em cursos de graduação, passando por cursos livres, oferecidos por instituições de classe ou de aprimoramento profissional, apresentando também o único curso de pós-graduação em Arquivologia, que ocorreu em Porto Alegre até os dias atuais. Destaca o projeto de implantação da graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sua criação e desenvolvimento ao longo de quase uma década de existência, ressaltando seus projetos acadêmicos. Conclui, percebendo a importância da continuação deste estudo, notando o ineditismo do tema e as parcas referências acerca do mesmo.
Resumen Esta investigación presenta un mapeamiento sobre las posibilidades de formación en Archivología en la ciudad de Porto Alegre. Analiza el estúdio del conocimiento, a partir de otras cíencias y de sí mísma, teniendo como recorte temporal los años de 1978 a 2008. Verifica los variados niveles de formación en Archivología que existieron, desde asignaturas aisladas em cursos de grado, pasando por cursos libres ofrecidos por instituciones profesionales y de aprimoramiento educativo, presenta tambien el único curso de pós-grado en Archivología que ocurre en Porto Alegre hasta los dias actuales. Destaca el proyecto de implementación de estudio de grado en Archivología por la Universidade Federal do Rio Grande do Sul, su creación y desarrollo a lo largo de casi una década de existencia, señalando sus proyectos académicos. Conluye describiendo la importancia de la continuación de éstos estudios, denotando lo inédito del tema y las pocas referencias acerca del mismo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/17554
Arquivos Descrição Formato
000720222.pdf (689.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.