Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNavarro, Márcia Hoppept_BR
dc.contributor.authorDiniz, Ana Mariapt_BR
dc.date.accessioned2009-11-14T04:14:22Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17663pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo da construção discursiva/perceptiva da personagem feminina nas obras ficcionais Cien años de soledad (1967) e El amor en los tiempos del cólera (1985), e na obra memorialística Vivir para contarla (2002), de Gabriel García Márquez. O estudo pretende demonstrar a tese de que o gênero se constitui como uma ficção que resulta da performance da linguagem, mediante a qual se engendra o feminino. Trata-se de um processo que se assenta na matéria e no verbo, constituída a primeira pela nomeação dos corpos, e o segundo, pela performatividade, que resulta da instituição do verbo no discurso. A ficcionalização do gênero como uma estratégia de dominação e coerção, que aproxima a mulher da natureza, do primitivo e da casa, e lhe nega o espaço da cultura, do racional e do mundo, configura-se como produto dessa linguagem. Nossa metodologia de trabalho se assenta na análise do discurso, compreendido este como um espaço que se dispõe entre o espaço textual e o espaço representativo. A análise se concentrou nas relações possíveis entre espaço discursivo e espaço representativo.pt_BR
dc.description.abstractThis research is a study of female characters embodied in the discursive/perceptive construction of the ficcional works A Hundred Years of Solitude (1967) and Love in the Time of Cholera (1985), and also in the autobiographic work Living to Tell the Tale (2002) by Gabriel García Márquez. The objective of this thesis is to demonstrate that gender as ficcion results from the performance of the language through which the feminine is created. It is a process that is founded on tangible substance and on language. The first is named after the existing real bodies and the second by performativity, which is instituted after language and discourse. The ficcionalization of gender as a strategy of domination and coertion links women to nature, to the primitive world and to the household. At same time, this strategy, as a result of language, denies the women character the spaces of culture, of the rational and of the lifeworld. The metodology of this study is based on the analysis of discourse, which is a space in between the text and the representative space. The resulting analysis was focused mainly on the posible relations that exist between discursive space and representative space.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectFeminineen
dc.subjectLiteratura colombianapt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectMulher e literaturapt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectFeminino na literaturapt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectPersonagem femininapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPerformatividade na linguapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCritica e interpretacaopt_BR
dc.subjectGarcía Márquez, Gabriel, 1928-2014pt_BR
dc.titleA catalisação do feminino no universo da ficção e da memória : em Cien Años de Soledad, El Amor en los Tiempos del Cólera e Vivir para Contarla, de Gabriel García Márquezpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000721033pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples