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Da intenção à ação : avanços e retrocessos na educação de jovens e adultos na rede estadual do RS no período de 1999 à 2008

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Da intenção à ação : avanços e retrocessos na educação de jovens e adultos na rede estadual do RS no período de 1999 à 2008

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Título Da intenção à ação : avanços e retrocessos na educação de jovens e adultos na rede estadual do RS no período de 1999 à 2008
Autor Kaefer, Maria Teresinha Verle
Orientador Zitkoski, Jaime José
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação de jovens e adultos
Educação popular
Política educacional
[en] Education politics
[en] Popular educational
[en] “EJA”
Resumo A presente dissertação traz as aproximações com a temática da EJA, articulada ao percurso trilhado pela pesquisadora. Apresenta um diálogo com as referências no campo da EJA, pontuando a trajetória dessa modalidade de ensino no Brasil, referendada pela Educação Popular. Discute qual o viés das políticas educacionais da modalidade da última década. Trazendo elementos para avaliar uma política educacional, demarca categorias importantes para a efetivação de uma política educacional progressista. Analisa dados oficiais em relação às matrículas, estabelecimentos de ensino e financiamento da Educação de Jovens e Adultos na Rede Estadual de Ensino do RS, considerando as gestões de 1999 a 2008, à luz dos referenciais que demarcam a Educação Popular. Discute as políticas de governo e os resultados efetivamente atingidos em cada gestão nesse período de 10 anos.
Abstract The present dissertation brings the approaches with the thematic one of the "EJA", articulated to the passage trod for the researcher. Also it presents a dialogue with the references in the field of the "EJA", making allusion to the trajectory of the modality in Brazil, authenticated for the Popular Education. The bias of the educational policy of this modality of the last decade argues which, bringing elements to evaluate an educational policy; it demarcates important categories for the achievement of one progressive educational policy. It consists of the presentation of the collected data in relation to enrollment, educational establishments and financing of the Education of Young and Adults in the State Net of Education of the RS, considering the 1999 managements up to 2008. It has been made under the light of the references that demarcate the Popular Education.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17720
Arquivos Descrição Formato
000723763.pdf (587.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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