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Arquitetura e cidade : o caso da Rambla de Pocitos em Montevidéu

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Arquitetura e cidade : o caso da Rambla de Pocitos em Montevidéu

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Título Arquitetura e cidade : o caso da Rambla de Pocitos em Montevidéu
Autor Gaeta Gorriz, Julio Cesar
Orientador Mahfuz, Edson da Cunha
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Assunto Arquitetura moderna
Cidades
García Pardo, Luis
Montevidéu (Uruguai)
Projeto arquitetônico
Sichero Bouret, Raul
Resumo Montevidéu é uma cidade litorânea e esta condição constitui um aspecto essencial e definidor da cidade. Concebida como uma varanda em direção ao rio, a rambla costeira percorre a cidade a partir de um qualificado e recreativo passeio na qual se concentra uma qualificada produção moderna que determinou uma transformação urbana importante e materializa uma produção arquitetônica oposta à cidade decimonónica. É neste setor e nesta arquitetura onde centramos o foco desta Tese. A Rambla de Pocitos recolhe a experiência de uma modernidade, associada a um singular modo de viver a cidade que associa três componentes: a paisagem, o usuário e a arquitetura. A tese envolve muitos autores, porém existem fundadas razões que destacam dois deles: Luis García Pardo e Raul Sichero Bouret; estes autores marcam o ponto de inflexão no pensamento e na obra moderna alcançado no período de consolidação no Uruguai. As obras mais importantes destes autores, - El Panamericano, La Goleta e El Pilar - somados a tantas outras que conformam a Rambla de Pocitos constituem as provas materiais da premissa de revalorização moderna na construção da cidade. Estes projetos foram concebidos segundo parâmetros modernos e apresenta estratégias de projetos, uma forte consideração do espaço e, portanto põe em manifesto, a capacidade em termos de gerar cidade. Na arquitetura destes autores podemos apreciar conceitos como: projetar desde a técnica e racionalidade, radicalismo, alta qualidade nos produtos finais, a busca de uma arquitetura autêntica e de vanguarda, um conceito de pertinência e capacidade de gerar cidade. Os projetos criados apresentam especiais estratégias de projetos que materializaram uma concreta produção em termos do objeto arquitetônico e do espaço, uma obra pensada desde a cidade e para a cidade, uma arquitetura que adquire um sentido maior quando se considera a chave do projeto coletivo, essencialidade pertinente na geração de cidade.
Abstract Montevideo is an edge city, and this condition constitutes the fundamental aspect and definition of it. Thought of as a "balcony to the river", the coast 'rambla' runs along the side of the city from a recreational path. Within, concentrates a remarkable modern production of architecture, wich determined an important urban transformation that materialized an architectonic creation in opposition to that of the 19th Century city. Within this sector and with this particular architecture is where this thesis has its focus. La Rambla de Pocitos gathers the experience of modernity; linked to a particular way to "live the city" that associates three main components: the landscape, the user and the architecture. This thesis includes several authors; however there are well founded reasons to name two of them: Luis Garcia Pardo and Raúl Sichero Bouret. These authors mark the breaking point in modern thinking and architecture reached in the consolidation period in Uruguay. The remarkable work of these authors - El Panamericano, La Goleta and El Pilar - in addition to many other buildings that conform La Rambla de Pocitos, constitutes the proof material for the premise of the modern re-evaluation in the construction of the city. These projects were conceived in line with modern parameters and presented in their strategies a strong consideration of the site and, therefore manifested their capacity in terms of generating and developing city. In the architecture of these authors can be appreciated concepts like: designing from technique and rationality, radicalism, high quality of the final product, search of authentic avant guard architecture and finally, a concept of belonging and capacity to create city. The built projects present special strategies of design that materialize a solid production in terms of the architectonical objects and site; a work throught from and to the city. An architecture that gets a greater sense when it is considered as a collective project: essentiality pertinent to creation of city.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/17724
Arquivos Descrição Formato
000718798.pdf (8.225Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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