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A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional

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A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional

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Título A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional
Autor Hagen, Sean Aquere
Orientador Benetti, Márcia
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Emoção
Estudos de recepção
Jornal Nacional (Programa de televisão)
Telejornalismo
Televisão (Comunicação)
[en] Communication
[en] Emotion
[en] Jornal Nacional
[en] Journalism
[en] Newscasters
[en] Orkut
[en] Reception studies
[en] Television journalism
Resumo A hipótese desta pesquisa é que a emoção suscitada pela imagem dos apresentadores de telejornal cria laços de fidelização com o telespectador. Esta é uma estratégia para fidelizar a audiência através da imagem mítica de perfeição dos apresentadores do Jornal Nacional, Fátima Bernardes e William Bonner. No campo teórico, amparo-me na neurociência, na psicologia e na sociologia para compreender como a emoção desempenha importante papel na tomada de decisões racionais, incorporando essa concepção às teorias do jornalismo. No campo metodológico, utilizo o Orkut - mais acessado site de relacionamentos no Brasil - como ambiente de estudo de recepção. A espontaneidade e a liberdade de expressão dos participantes permitem encontrar os sentidos de emoção e fidelização sem interferência externa à amostra. Como corpus de análise discursiva, trabalho com 60 comunidades dedicadas ao casal e ao JN, em um período de seis anos, investigando descrições das comunidades, enquetes e participações dos usuários.
Abstract The hypothesis of this research is that the emotion produced by the image of newscasters creates ties of fidelity with television viewers. This is a strategy in order to maintain the audience fidelity through the mythical image of perfection of Jornal Nacional newscasters, Fátima Bernardes and William Bonner. As theoretical approach, I took concepts of neuroscience, psychology and sociology to comprehend how emotion executes an important function at rational decisions, incorporating this view to journalism theories. As methodological approach, I choose Orkut - the biggest social networking website on Brazil - as ambient to the reception study. The spontaneity and freedom of Orkut users made possible to find the meanings of emotion and fidelity without external interference. As discursive sample, I choose 60 virtual communities dedicated to the newscasters and Jornal Nacional, in the course of six years, analyzing communities descriptions, surveys and participations of users.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/17740
Arquivos Descrição Formato
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