Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreitas, Claudia Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-05T03:17:13Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0102-7182pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177617pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem o objetivo de analisar o conceito de atenção e suas conexões com o campo educacional. Investese na compreensão desse conceito, buscando-se identificar a tendência à simplificação encontrada no discurso que anuncia a desatenção como referência para se pensar a criança e os processos escolares. Toma-se como dispositivo fundamental para esta construção argumentativa o campo histórico, pois são muitas as possibilidades de significados dados às palavras evidenciadas no campo do viver, nas relações estabelecidas nos discursos e na sua existência manifesta. A partir do pensamento de Foucault, o texto apresenta a síntese de um processo de pesquisa sobre a temática e coloca em evidência pistas de um investimento nos processos de ressignificação da atenção. Busca-se ainda problematizar a ênfase dada à desatenção e os processos de medicalização do viver.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo tiene el objetivo de analizar el concepto de atención y sus conexiones con el ámbito educativo. En la comprensión de este concepto, se busca identificar tendencias en la simplificación encontrada en el discurso que enuncia la desatención como referencia para pensarse al niño y los procesos escolares. Se toma como dispositivo fundamental para esta construcción argumentativa, el campo histórico, pues son múltiples las posibilidades de significados dados a las palabras evidenciadas en las experiencias cotidianas, las relaciones establecidas en los discursos y en la existencia manifiesta de las mismas. A partir del pensamiento de Foucault, el texto presenta la síntesis de un proceso de investigación sobre el tema y procura visibilizar los procesos de resignificación de la atención. Aun se busca problematizar el énfasis otorgado a la desatención y los procesos de medicación de las experiencias cotidianas.es
dc.description.abstractThis article is aimed at analyzing the concept of attention and its connections to the educational field. We invest on the understanding of this concept, seeking to identify the simplification trend that is present in the discourse regarding lack of attention as a reference to reflect on children and school processes. The historical field was chosen as the fundamental device for this argumentative framework because there are several possibilities of meanings given to the words that are emphasized in everyday life, in the relations established in the discourses and in its manifested existence. From Foucault’s thought, the text presents a synthesis of a research process on the theme and highlights an investment in the process of redefining the meaning of attention. We also seek to problematize the emphasis on lack of attention and the medicalization of daily living.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia & sociedade. Vol. 29, (2017), p. 1-9.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtenciónes
dc.subjectDéficit de atençãopt_BR
dc.subjectDesatenciónes
dc.subjectNeurologia infantilpt_BR
dc.subjectInvenciónes
dc.subjectTDAHes
dc.subjectAttentionen
dc.subjectLack of attentionen
dc.subjectInventionen
dc.subjectADHDen
dc.titleA atenção, a infância e os contextos educacionaispt_BR
dc.title.alternativeAtención, infancia y contextos educativos es
dc.title.alternativeAttention, childhood and educational contexts en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001059133pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples