Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Antonio Carlos da Rochapt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.date.accessioned2009-12-04T04:15:54Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17779pt_BR
dc.description.abstractEsta tese de doutoramento trata da integração da teoria piagetiana com a Ciência da Computação, mais especificamente, a análise de ferramentas computacionais do ponto de vista da lógica operatória. Para isso, foi preciso investigar, em primeiro lugar, a teoria do sujeito individual, no que se refere a função simbólica e reinterpretar estes conceitos no objeto. Neste caso, o objeto e a ferramenta computacional de uso individual. Portanto, somente a partir deste estudo foi possível construir o modelo geral de interação de um sujeito qualquer com uma ferramenta computacional, para depois analisá-la operatoriamente. Em um segundo momento, introduziu-se a teoria do sujeito coletivo que, para caracterizá-lo, foi necessária a compreensão de alguns conceitos relevantes da teoria em questão envolvidos nas noções de interação interindividual e cooperação. A partir de então, foram construídos os modelos interativos mais simples de um sujeito coletivo com três tipos de ferramentas computacionais de uso cooperativo. Para isso, foram abordados alguns aspectos relativos a Computação Cooperativa ou CSCW - Computer Supported Cooperative Work. Da mesma forma que ocorre no nível individual, foram analisadas operatoriamente ferramentas computacionais de uso cooperativo.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis integrates the piagetian theory with Computer Science, more specifically, the computational tools analysis, from an operatory-logical point of view. For that, it was necessary to investigate, in a first step, the individual subject theory, in relation to the symbolic function and to interpret this concept in the object. In that case, the "object" is a computational tool for individual use. After this study it was possible to construct the general interaction model of any subject with a computational tool and to analyse it in an operatory form. In a second step, we introduce the collective subject theory. For that it was necessary to comprehend some relevant concepts of the theory in question involved in the notions of interindividual interaction and cooperation. After that, it was constructed the simplest interactive model of a collective subject in interaction with three types of computational tools for cooperative use. For that, some concepts related to CSCW or Computer Supported Cooperative Work were reported. In the same way that occurred in the individual level, the computational tools for cooperative use were analysed in an operatory form.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectLogical-operatoryen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComputational toolsen
dc.subjectCooperative environmentsen
dc.subjectLógica operatóriapt_BR
dc.subjectComputer science in educationen
dc.subjectEducação e informáticapt_BR
dc.titleAnálise operatória de ferramentas computacionais de uso individual e cooperativopt_BR
dc.title.alternativeOperatory analysis of computational tools for individual and cooperative use en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000158552pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1998pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples