Repositório Digital

A- A A+

São Paulo 2000 - crescimento, pobreza e violência : uma investigação sobre as causas da mortalidade por homicídio na conjuntura de ascensão da criminalidade organizada.

.

São Paulo 2000 - crescimento, pobreza e violência : uma investigação sobre as causas da mortalidade por homicídio na conjuntura de ascensão da criminalidade organizada.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título São Paulo 2000 - crescimento, pobreza e violência : uma investigação sobre as causas da mortalidade por homicídio na conjuntura de ascensão da criminalidade organizada.
Autor Fernandes, Pedro Vargas
Orientador Fandino Marino, Juan Mario
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Violência urbana
Resumo A partir da década de 1990, a cidade de São Paulo como outras metrópoles brasileiras experimentou a ascensão de um novo fenômeno relacionado à criminalidade: a consolidação de organizações de criminosos formadas em torno do tráfico de entorpecentes, presentes significativamente nas áreas periféricas pobres e favelas. O aumento da violência, principalmente dos homicídios nestas áreas é um fato assumido pela sociedade e por pesquisadores do tema. Entretanto, mudando o perfil da criminalidade supostamente mudariam também suas causas sociais. É questionado como os prognósticos clássicos da criminalidade, que definem o criminoso e o crime como produto de seu contexto respondem a essa nova situação? Detectou-se que, apesar da mudança na realidade e no contexto de produção da criminalidade e da violência vinculada ao crime organizado, dimensões clássicas como pobreza, crescimento e um contingente de população jovem vulnerável ao crime ainda explicam a variação do homicídio. O fator pobreza, principalmente, afeta a estrutura de incentivos individuais à participação em atividades criminosas, em contraposição às oportunidades consideradas não criminosas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/17840
Arquivos Descrição Formato
000725338.pdf (320.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.