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O "mérito" e as cotas no concurso vestibular da UFRGS

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O "mérito" e as cotas no concurso vestibular da UFRGS

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Título O "mérito" e as cotas no concurso vestibular da UFRGS
Autor Silva, Cibeles Bottini da
Orientador Prá, Jussara Reis
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Cotas
Desigualdades sociais
Vestibular
[en] College entrance
[en] Merit
[en] Meritocracy
[en] Quotas
[en] Social inequalities
Resumo Este trabalho discute, a partir do debate sobre a implementação das cotas étnico / raciais e sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os conceitos de "mérito" e "meritocracia" desenvolvidos por "blogs" de grupos contra e a favor desta medida e por outras comunidades virtuais relacionadas a estes grupos. A proposta do estudo é examinar como os termos mérito e meritocracia aparecem no discurso de grupos que ocupam lados opostos no debate sobre as cotas. Através das abordagens dos conceitos procura-se observar as definições apresentadas e a sua importância na avaliação dos grupos sobre a aplicação da medida. A discussão sobre as desigualdades sociais, implícita no debate sobre a política de cotas na Universidade, bem como do papel social da universidade, também é relacionada com a visão destes grupos. A relação entre o que é e qual é o papel do "mérito acadêmico/ escolar" e da "meritocracia" como princípio hierárquico de legitimidade e as desigualdades seja na universidade, seja na sociedade, é o tema observado por este trabalho no debate sobre as mudanças implementadas no processo seletivo do vestibular de 2008.
Abstract This work discusses, from the debate on the implementation of quotas ethnic / racial and social at the Federal University of Rio Grande do Sul, the concepts of "merit" and "meritocracy" developed by "blogs" of groups in favor and against this measure and virtual communities associated to these groups. The study proposal is to examine how the merit and meritocracy appears in the speech of groups, which occupy opposite sides in the quotas debate. Through the concepts of approaches, it is sought to meet the definitions and its importance in the assessment of the groups on the measure. The discussion on social inequality, implicit in the debate on the policy of quotas in university and the social role of the university, is also related with the vision of these groups. The relationship between what it is, and which is the role of "school /academic merit" and "meritocracy", as a hierarchic principle of legitimacy and inequality at university or in the society, it is the theme observed in the debate about the changes implemented in the selective process of entrance admission test at college in 2008.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/17841
Arquivos Descrição Formato
000725347.pdf (494.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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