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O uso de jogos na resolução de problemas de contagem : um estudo de caso em uma turma do 8º ano do Colégio Militar de Porto Alegre

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O uso de jogos na resolução de problemas de contagem : um estudo de caso em uma turma do 8º ano do Colégio Militar de Porto Alegre

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Título O uso de jogos na resolução de problemas de contagem : um estudo de caso em uma turma do 8º ano do Colégio Militar de Porto Alegre
Autor Carvalho, Gustavo Quevedo
Orientador Brietzke, Eduardo Henrique de Mattos
Data 2009
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Assunto Aprendizagem : Matematica
Ensino e aprendizagem
Esquemas conceituais
Teoria dos campos conceituais
[en] Couting problems
[en] Games
[en] Mathematics teaching
[en] Teaching sequence
[en] Theory of conceptual fields
[en] Zone of proximal development
Resumo Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática em problemas de contagem, a partir de situações de jogos. Foi feito um Estudo de Caso numa turma de 8º ano do ensino fundamental do Colégio Militar de Porto Alegre e, ao longo do segundo semestre de 2008, quando da aplicação desses jogos, fizemos observações em relação às estratégias de contagem, às relações sociais, às distintas formas de organizar a resolução dos problemas que surgiam nas atividades e aos esquemas produzidos pelos alunos. Fundamentados na Teoria dos Campos Conceituais (Vergnaud) e na Zona de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky), fazemos uma análise de como esses sujeitos se comportaram em diferentes contextos que abordavam o mesmo campo conceitual multiplicativo. Ao término dessa pesquisa, concluímos que o conjunto das diversas situações dos jogos ampliou o leque de representações de contagem e que o ambiente de sala de aula se tornou mais sociável, à medida que os alunos se integravam para um objetivo comum.
Abstract This work proposes a teaching sequence in counting problems, from situations of games. Was made a case study in a class of 8th grade of elementary school of the Military School of Porto Alegre and, during the second half of 2008, when following these games, we made observations on the counting strategies, social interaction, different ways of organizing the problems that arose in the activities and the schemes produced by the students. Based on the Theory of Conceptual Fields (Vergnaud) and Zone of Proximal Development (Vygotsky), we made an analysis of how these individuals behave in different contexts that were on the same multiplicative conceptual field. At the end of this research, we conclude that all the different situations of the game expanded the range of representations of counting and that the environment of the classroom has become more sociable, as the students were integrated into a common goal.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17845
Arquivos Descrição Formato
000725685.pdf (4.085Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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