Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchroeder, Daniela Norcipt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Angela Trevisolpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-27T02:30:01Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178888pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de mostrar a importância do lúdico no ensino de italiano como língua estrangeira. Para tanto, utilizo como base a teoria sociocultural de Vygotsky (1984 apud OLIVEIRA, 2010) que considera que a aprendizagem é um processo desenvolvido por meio da interação e enxerga a língua como uma ferramenta social e cultural. Para abordar o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira, uso como referências os princípios de conhecimento prévio e contexto, tratados nos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Para discutir a relevância do lúdico, discorro sobre a questão do prazer como fonte primária de motivação, trazida por Balboni (1994), de modo a justificar o ensino baseado nesta metodologia. Por fim, com a intenção de compreender o lúdico e os conceitos que o permeiam, exponho as definições de Luckesi (2014) sobre lúdico e ludicidade, as concepções de jogo educativo apresentadas por Kishimoto (2008 apud RAU, 2011), as vantagens de um ensino que leve em conta o jogo, descritas por Baccin (2007) e os conceitos de brincadeira, jogo e dinâmica, propostos por outros autores. Ao longo do trabalho e principalmente no último capítulo, como uma forma de ilustrar a teoria apresentada, relato atividades que foram postas em prática em duas oficinas de italiano ministradas por mim durante o ano de 2017 no Colégio de Aplicação da UFRGS para as disciplinas de Estágio de Docência em Língua Italiana I e II.pt_BR
dc.description.abstractIl presente lavoro si propone di mostrare l'importanza del gioco nell'insegnamento dell'italiano come lingua straniera. A tal proposito, uso come base la teoria socioculturale di Vygotsky (1984 apud OLIVEIRA, 2010) che ritiene che l'apprendimento sia un processo sviluppato attraverso l'interazione e considera la lingua come uno strumento sociale e culturale. Per affrontare l‟argomento dell'insegnamento e dell'apprendimento delle lingue straniere, utilizzo come riferimento i principi di conoscenza del mondo e contesto, trattati nei Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009) e nei Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Per discutere la rilevanza del ludico, discorro sulla questione del piacere come fonte primaria di motivazione, proposta da Balboni (1994), al fine di giustificare l'insegnamento basato su questa metodologia. Infine, con l'intenzione di capire il ludico e i concetti che lo permeano, porto le definizioni di Luckesi (2014) sul ludico e la ludicità, i concetti di gioco educativo presentati da Kishimoto (2008 apud RAU, 2011), i vantaggi di una formazione che tenga conto del ludico, descritti da Baccin (2007) e i concetti di gioco e dinamica, proposti da altri autori. In tutto il lavoro e principalmente nell‟ultimo capitolo, per illustrare la teoria presentata, porto le attività che sono state realizzate in due workshop di italiano ministrati da me e svolti durante l‟anno di 2017 nel Colégio de Aplicação da UFRGS per le materie di Tirocinio di Lingua Italiana I e II.it
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLudicoit
dc.subjectLíngua italianapt_BR
dc.subjectLudicitàit
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectInsegnamento e apprendimentoit
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (italiano)pt_BR
dc.subjectItalianoit
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLingua stranierait
dc.titleO lúdico no ensino e aprendizagem de italiano LE : teoria e práticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001066702pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples